Praça da Sé em São Paulo que é vista praticamente como sinônimo do Centro Velho, no entanto, o que chama mais atenção para este ponto turístico é o fato de ali estar situado o “ponto zero” da cidade de São Paulo.
Este espaço público foi originalmente concebido como Largo da Sé e desenvolveu-se durante o período colonial da Igreja da Matriz, hoje Catedral Metropolitana de São Paulo.
Estava sentado um jovem que se preparava para ser agente da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e seu Comandante junto com seu neto Júlio este com oito anos e super curioso, o Comandante Antunes passava as mãos nos cabelos pixaim bem carinhoso dele.
- Senhor, até agora não estou entendo nada desta missão que me convocou e o que fazemos aqui? Já temos um estudo desta manifestação dos 20 centavos e não vai dar em nada este ano, é mais destes movimentos que tem fogo curto mais depois aumenta e sempre dá num líder carismático ou é absorvido por grupos que manipulam a baastidores dos partidos e sindicatos
Foi assim em 1964, e de acordo com senhor as mudanças estruturais tem num prazo de mais ou menos 20 anos, que é regido pela insatisfação do povo com política dos lideres carismáticos e dos descasos das elites. Portanto, gostaria de saber que estamos fazendo aqui senhor?
Foi assim em 1964, e de acordo com senhor as mudanças estruturais tem num prazo de mais ou menos 20 anos, que é regido pela insatisfação do povo com política dos lideres carismáticos e dos descasos das elites. Portanto, gostaria de saber que estamos fazendo aqui senhor?
- Estou aqui a convite de minha neta, ela quer que conheça o namorado dela, estão participando deste movimento.
- Sinceramente Comandante... qual é o mistério do Senhor.. o que está escondendo , eu já conheço este seu sorriso maroto... é de satisfação, quero entender porque este sorriso do senhor?
O Comandante com uma maneira alegre contagiosa com um ar de missão comprida de forma surpreendente:
- Calma... meu jovem! A velhice é como uma conta no banco, meu caro... De onde você só retira o que colocou antes. Este movimento é bem diferente dos que já resolvi, não têm os populistas, as velhas raposas do Oportunismo e Populistas de Plantão que estão de orelha em pé, não existe um salvador da Pátria que sempre foram característico desde Proclamação da República que fazem um planejamento de chegar ao poder que entorno de 20 anos, este esta começando um novo ciclo..
A uns cinquenta metros estavam sentados três pessoas e homem de pé com roupas simples.
Estavam sentados na Praça da Sé, Orlando, Hans, Teodoro e Maria todos, num frenesi de alegria, vendo um novo movimento agora organizado pela internet espontâneo e sem lideres falsos que tiveram pela sua jornada de vida.
- Maria hoje é um dia memorável para nós, que bom, aqui sentados e, mais tarde irá ter bolo, hoje é seu aniversário, comentou o arcebispo Hans, alto com seus olhos cor de céu brigadeiro, magro, alvo e tinha um sorriso que transmite paz, com uma calça azul e camisa também azul listrada, ele mostrava no semblante que O envelhecimento é uma das maiores transformações da vida. É um marco importantíssimo porque sinaliza que já acumulamos essência e que é chegada a hora, necessariamente, de reconhecermos esta essência, desfrutar a auto-realização e passar a cultivá-la com consciência.
- É Hans que bom, nem o sindicalismo populista que aí está no poder e que enganou o povo com a utopia socialista e nem populismo de direita que usaram o exercito para se consagrarem como salvadores da pátria, disse Maria.
Ela delicada, bem vestida, com o cabelo bem penteado e um semblante calmo com cabelos prateados apesar das rugas seu rosto mostrava os traços lindos, não era alta, por sinal era baixinha, tinha um broche com cores verde, amarelo e a bandeira do Brasil ao centro, grudada na mais o sorriso também alegre e ingênuo mesmo tendo sofrido os reveses da vida.1 metro e 56 cm bem contrastada com Hans com seu 2 metros de altura.
Mas, em relação a Orlando, não dava muita diferença, ele era baixinho também, mas troncudo e tinha um braço forte e não era bonito, seu sorriso mostrava carisma com 80 anos, sentia ter 40 anos e mostrava possibilidade de alavancar a sua interioridade, ordenando e descobrindo o sentido essencial de sua trajetória pessoal, fato que mostrava em seu semblante um ar de vitória apesar das ilusões esquerdistas que abandonou.
Sempre com aquele ar que não quer deixar ampliar sua visão para o interior, aquele que não deixa de ascender sua chama interna, provavelmente apagará junto com o físico ou viverá competindo e se desgastando com os mais jovens.
- Ah! Teodoro, Orlando falou com o antigo amigo, agora não mais se esconde.
Teodoro estava vestido de um verdadeiro Quaker, membro Sociedade Religiosa dos Amigos ou simplesmente Sociedade dos Amigos Criado em 1652, pelo inglês George Fox.
O Movimento Quaker pretendeu ser a restauração da fé cristã original, após séculos de apostasia; eles se chamavam de "Santos", "Filhos da Luz" e "Amigos da Verdade" – donde surge, no século XVIII, o nome "Sociedade dos Amigos".
A Sociedade dos Amigos reagiu contra o que considerava abusos da Igreja Anglicana, colocando-se como "sob a inspiração direta do Espírito Santo". Os membros desta sociedade, ridicularizados no século XVII com o nome de quakers (inglês para "tremedores") que a maioria adota até hoje.
Rejeitam qualquer organização clerical, para viver no recolhimento, na pureza moral e na prática ativa do pacifismo, da solidariedade e da filantropia.
Perseguidos na Inglaterra por Carlos II, os quakers emigraram em massa para os Estados Unidos, onde, em 1681, criaram, sob a égide de William Penn, a colónia da Pensilvânia. Em 1947, os comités ingleses e americanos do Auxílio Quaker Internacional receberam o Prêmio Nobel da Paz. .
Os Quakers, apesar de rejeitarem um credo formal, creem em: Sentir Deus – todo indivíduo é capaz de sentir Deus diretamente, sem intermediário algum. Todos têm uma Luz Interior: o Espírito Santo, que guia o indivíduo quando este se converte e aceita essa voz. Bíblia – tradicionalmente os quakers aceitaram Cristo como a Palavra (Logos) Divina e a Bíblia seria o testemunho dessa Palavra.
Alguns quakers têm-na como única influência. Simplicidade – os quakers adotam modos de vidas simples: sem valorizar roupas caras, distinção de classe social, títulos honoríficos ou gastos desnecessários. Igualdade – existe um forte senso de igualitarismo, evitando discriminação baseada em sexo ou raça. (Os quakers foram notáveis abolicionistas e feministas).
As mulheres tiveram direitos iguais e participação dos cultos quakers desde o século XVIII. Honestidade – recusam jurar, conduzir negócios obscuros, atividades antiéticas. Ação Social – organizações como o Greenpeace e a Amnistia Internacional foram fundadas pelos quakers e são influenciadas pela ideologia da Sociedade dos Amigos; Pacificismo – os quakers se recusam a usar armas e violência, mesmo em defesa alheia.
Eis alguns que foram alguns famosos: , Elizabeth Margaret Chandler americana, escritora abolicionista,William Penn, empreendedor, filósofo e político americano. Frederick W. Taylor, engenheiro americano, teórico da Administração Científica. Thomas Paine, escritor e filósofo americano. Johns Hopkins, filantropo americano, fundador de Johns Hopkins Hospital, Johns Hopkins Universitye Johns Hopkins School of Medicine, Lucretia Mott feminista, abolicionista, lutou pela reforma presidiária e pela paz. Philip Noel-Baker, defensor do desarmamento, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1959. James Dean, ator americano e objetor de consciência, deixou de combater na Guerra da Coreia.
Orlando deu risada dos vestimentos de Teodoro vestido igual a foto da aveia quaker, aliás ao contrário que pensam muitas pessoas, aquele “senhor de chapéu” que aparece nas embalagens dos produtos da Quaker não é o fundador da empresa.
Trata-se de um saudável e sorridente representante da comunidade religiosa inglesa quaker especialmente reconhecidos pelos costumes austeros e saudáveis que adotavam em seu modo de viver.
Em 1877, em Ravenna, Ohio, a Quaker Mill Company, registrou a marca, que viria a ser uma das mais conhecidas do mundo. Posteriormente a empresa se uniu a duas outras que também beneficiavam aveia, nascendo da fusão, em Chicago, Illinois, a The Quaker Oats Company, em 1901.
Embora não estivessem diretamente ligados aos religiosos, os dirigentes da empresa escolheram a figura de um quaker, em seu traje típico, como símbolo de seu produto, numa alusão aos preceitos de pureza, alimentação natural, saudável e integridade adotada por aquela comunidade.
Ainda com sorriso na boca, Orlando com ar de humor disse:
-Amigo Teodoro! Você ainda come muito aveia quaker, não mudou nada! Teodoro deu risada.
Realmente Teodoro era o que se chama de homem enxuto e esbelto com silhueta de um atleta de corrida de maratona com seus 79 anos.
Viram também eles, o jovem anotando em um caderninho e o Comandante, um senhor com 1 metro e 76 cm.
De novo, o jovem para ter o que conversar e saber mais sobre como se faz investigação perguntou a seu Comandante:
- Comandante Antunes conte vai o caso que esta para solucionar? Diante da insistência do rapaz ele começou a narrar.
- Está sendo um dos melhores da minha vida e me marca até agora, por incrível que pareça está dando uma das maiores felicidades para mim.
O jovem ficou intrigado com a resposta:
- Conte para mim,Comandante, como foi?
- Bom meu jovem foi assim:
- Fui designado pelo antigo Serviço Nacional de Investigação (SNI) criado pela Central de Inteligência do Exercito a caça de simpatizantes do comunismo numa cidade do Paraná chamada de Guaraci havia suspeita que um tal de Orlando estava naquela região e comandava uma célula terrorista. Não resistindo a tanta insistência começou a contar.
-Estava em Guarací fazendo uma averiguação de infiltrações comunistas e a possibilidade de lá estar Orlando encabeçado de células terroristas, era Tenente na época. Me dirigi a um sítio no qual estavam dentro duas crianças uma com 12 e o mais novo com 2 anos e meio. Deixamos a viatura a 1 quilômetro e fomos com passos acelerados e conversando baixo.
- Batemos na porta: Abra é a polícia! Bateram com mais força aos socos. Chutamos a porta e um enorme estrondo rompe que desaba no chão destroçada. estávamos de capuz preto e portando duas metralhadoras e duas armas calibres 44.
- Na casa de barro, Ana e Renan, assustados, Ana pegou na mão do pequeno Renan. Começam a chorar, nós com as armas em punho, um corre ao quarto outro e terceiro para cozinha, não encontramos ninguém, dirigindo as crianças, o soldado da polícia civil que estava com a gente para indicar o caminho, começou a interrogar a menina:
- Pare de chorar e diga onde seu pai está?
- Sei não senhor!
Ele deu um tapa:
- Diz logo? Anda!
– Sei não senhor...
- Você não vai falar?
- Pare com isto policial Augusto! Ordenou o Tenente.
- Você está bêbado, embriagado, passado em bebida, largue ela agora! Disse o Aspirante Osmar.
Mas o mesmo continuou:
- Não! Empurrou sujeito.
Ele insistiu:
- Um pouquinho só, Tenente, pegou na bunda dela e depois nos braços e a puxou para fora da casa em direção a uma moita. O Tenente ficou sem saída, pela inesperada atitude do policial civil.
‑ Não faça isto Augusto! Mas, ele continuou com a intenção de estupro.
Repentinamente o Aspirante corre e enfiou a baioneta na nuca dele que caiu e logo em seguida e explodiu um tiro na cabeça, atirou sem piedade.
- Estamos aqui para procurar o Orlando, comunista safado e não para estuprar, com uma calma disse para o Aspirante, já sabia que iria dar caca, averiguamos a conduta deste desgraçados, ele já estuprou várias meninas, mas o pessoal tinha medo dele, era o manda chuva daqui.
- Ok, Osmar, no relatório diremos que foi os filhos da putas dos comunistas que fizeram, está claro aspirante?
- Sim senhor!
A menina estava tremendo nua.
- Aspirante, leve-a para dentro mande ela se vestir. Esta foi chorando, na cômoda caindo aos pedaços e retirou outro vestido e se cobriu, voltando abraçar seu irmão que estava quieta, de olhos molhados não compreendia nada.
- Vamos Aspirante, terminou me ajude aqui já com saco de estopa de amendoim de plástico que não vazará o sangue deste canalha, pegamos a enxada, raspamos o chão retirando todo o sangue e os restos do crânio e colocaram no saco.
Olhamos de um lado ao outro não vimos ninguém. Retiramos as evidências que poderiam nos condenar. O aspirante foi até o jipe, retornou e pegamos o corpo e jogamos na traseira do mesmo.
Voltamos para dentro da casa de chão batido, vimos que a menina que tinha sido amolada desmaiada.
- Vamos tenente, com o barulho já devem estar por estas bandas já, já.
Entraram no jipe que na terra seca não que não deixou marcas dos pneus. O tiro foi ouvido pelos pais e irmãos na roça, sentiram que este via na direção da casa deles, deixaram as enxadas e pai montou no alazão e saiu no galope enquanto os outros saíram correndo.
Batendo com os pés descalço no cavalo várias vezes numa angustia danada, atravessou o manguezal que formava um corredor até sua casa e chegando lá viu arrombada a porta e as crianças tremendo e filha desmaiada.
Sem saber o perguntou ao mais novo mais nova que nem conseguia falar.
- O que aconteceu? Enquanto isto chegaram, os filhos e correram, Lucas, o filho mais velho, Soraia, a filha mais velha e mãe Maria que ofegante abraçou a menina mais nova, Ana que já estava dando sinais da abertura dos olhos:
- O que aconteceu Ana?
Esta não sabia o que responder, perguntaram de novo, ela falou baixinho:
- Nada, atordoada.
Não sabia o que aconteceu deu uma espécie de esquecimento , um branco, por mais que tentava não se lembrava. Triste, cabeça baixa, mole, indecisa, cabisbaixa:
- Veio uns homens aqui, pai, não sei porque, e, não lembro mais o que aconteceu.
A mãe ao deparar com o retrato teve um mal-estar, passando mal, com sensação de vômito, enjoo, náusea, desmaiou. Deram tapinhas na cara dela que acordou, mas fraca, quase não ficava de pé, estava saindo um líquido entre as pernas dela, rompeu a bolsa, ele estava grávida de oito meses, desesperados.
-Corre filho coloca o alazão na carroça, Lucas foi mais rápido possível junto com outro irmão, o pai a pegou no colo sua mulher e colocou na carroça deitada e sangrando em demasia.
-Etch!, tcho! Alazão, chicoteando rumo para a cidade que ficava a 5 quilômetros do sítio de seis alqueires, com Lucas segurando o corpo da mãe com cuidado para ele não sofrer impactos dos buracos ocasionados na carroça.
Chegando no hospital, em Guarací, se bem que se poderia ser chamado de hospital, era uma salinha com uma maca e alguns acessórios necessários a pequenas cirurgias, as mais graves eram encaminhadas para Londrina cidade maior com hospital um pouco mais adequado.ou para capital Curitiba daí teria que ir de avião.
O médico Tadeu, muito gordo foi chamado as pressas de sua casa, veio meio sonolento:
- O estado dela é muito grave, com sotaque nordestino.
- Ela precisa de sangue.
- Que tipo de sangue é o dela?
- Que tipo doutor, não sei, o que é tipo, seu doutor?
O filho que estudava no colégio cujo o diretor era um Padre alemão chamado de Hans Jutlem, fugitivo da Alemanha nazista, estava já na mãos da Gestapo foi ajudando por um agente britânico de descendentes de judeu.
O filho, Lucas:
- Não sabemos qual é o sangue de minha mãe.
- Ela vai morrer, sem sangue nada feito, friamente relatou o doutor Tadeu.
- Deu o diagnóstico, nisto eu já estava sondando e ouvindo se haveria sobras para aparar as arestas do que fizemos.
- Fiquei sabendo estes detalhes, ali ouvindo ao lado da porta, e eu tinha tipo de sangue O negativo, em silêncio fiquei ali prostrado, ouviu tudo, estava me prevenindo, ao ouvir a sentença de morte da senhora que sem sangue não haveria solução bati na porta e entrei na sala e como era ditadura o médico se espantou com minha entrada súbita.
O que esta precisando doutor?
Ele sem jeito:
- Esta mulher vai morrer porque não tem o tipo de Sangue dela que é O negativo.
- Doutor, o meu sangue é tipo O negativo e de dois soldados e do Aspirante também, eles estarão aqui já!
Não acreditando, o doutor:
- Ainda bem, aliviado com a ajuda. Mal sabia minha real intenção, d~e expiar se não houve vazamento da investigação..
- Soldado Augusto! vai até a sede e chama o pessoal. Este imediatamente saiu correndo em direção da mesma e retornou com os outros sentaram na antessala.
A ajudante de enfermaria inseriu a agulha nos braços do Tenente ligado diretamente ao de Maria. O médico suava e aumentava com álcool usando para aspergia, retirou o nenê era um menino, não chorava, ergueu colocou de cabeça para baixo, deu umas palmadinhas e nada de chorar, tentou reanimar com as mãos, não havia outro mecanismo a ser usado, o local estava sem energia. Que somente uma ou duas horas funcionava no dia.
Tudo em vão o menino morreu. A mãe acordou no outro dia, ao lado o marido que acariciava seus cabelos.
- O que aconteceu?
Tentando ser sereno Sergio:
- O menino morreu! Chorou junto com a mulher.
A noite liguei para o Coronel relatando o ocorrido que ordenou:
- Tenente aperta o Caio que está preso aí Jaguapitã e faz ele falar de qualquer jeito se necessário, tortura nele, é necessário localizar o Orlando de qualquer jeito, porque ele é a chave para encontrar uns malditos comunistas que estão atormentando a capital de São Paulo em assaltos a banco para financiar a luta armada contra nós.
Fomos até lá, começamos o interrogatório ele não falava, o soldado que estava fazendo a sessão resolveu fazer uma turturinha, o colocou no pau de arara, por 3 horas dependurado, pelado com a bunda para baixo, cutucaram com um vara de goiaba que causa uma dor insuportável, mesmo assim ele não falava.
- Soldado Borges traga o eletrochoque que com uma pontinha bem fina que trouxe enfiou no pinto dele na uretra, não suportando desmaiou.
- E agora Tenente? Parece que está morto?
O Aspirante colocou os ouvidos no peito:
- Não está, mas pelo jeito ele não estará em condições de falar até uns dias.
- Será que o aluno e coroinha ou o padre não pode saber o paradeiro de Orlando?
- Bom aspirante.. O Padre eu não quero perturbá-lo, por razões pessoais e você sabe que ele é bem querido aqui e não vamos despertar a ira dos católicos lá da capital. Vamos averiguar o coroinha, mas, deixa acalmar um pouco, daqui a 2 dias vamos a ação e o prisioneiro a esta altura já estará consciente.
Depois de dois dias armaram tocaia para Lucas o filho mais velho de Maria na estrada do sítio com capuzes pretos, sabiam que iria passar para ir para a igreja e escola, surpreendemos ele com armas em punho e o soldado Caio colocou o revolver na cabeça dele:
- Rapaz não vêm com baboseira e lorota que não sabe onde o Orlando está, ele não é seu amigo de infância? Nasceu aqui e você foi amigo dele até aos 9 anos e se mentir levará um tiro na cabeça.
- Sabemos através do que está preso lá em Jaguapitã que você dava comida para ele as escondidas, diga logo, anda rapaz senão quiser morrer agora, com um cara de "bons amigos" gritava.
Tremendo ele nem conseguia pronunciar, gaguejava:
- eu... eu... não se...sei de na...na...nada.
- Claro que sabe, bagre ensaboado, não vêm com esperteza de malandro comigo não! Vou te estourar seus bagos agora, tirando a arma da cabeça e apontando para os testículos.
- Vai barriga verde, diga logo! Sua batata quente da para estourar!
- Eu, eu só, só... sei que ele foi para um sítio em Maringá, a última vez que dei comida para ele, mas não sei bem o local.
- Bom, garoto, beleza, muito bom, agora vai ande e se souber que falou para alguém, nós vamos dar um jeitinho e a coisa ficará preta pra seu lado.
- Vai! Corre, sem olhar para trás.
- Fiquei sabendo isto depois o Lucas correu e nem ousava olhar para trás, chegou na igreja suando frio, o Padre Hans notou:
- Fiquei sabendo isto depois o Lucas correu e nem ousava olhar para trás, chegou na igreja suando frio, o Padre Hans notou:
- Por que estar suando frio, Lucas?
- Nada Padre.
- Na hora de ir ao confessionário quero saber tudo, disse com sotaque alemão.
- Você estar escondendo algo pra mim, isto é pecado e mais ainda você como coroinha pior ainda para você e não poderei indica-lo para o seminário.
Lucas ficou ali a ver navios sem ação teria que contar ao padre ou perderia a chance de entrar no seminário para ser seminarista e se tornar Padre.
Na confissão sem solução e nervoso:
- Foi assim.....
O padre abismado:
- Realmente a corda arrebenta para o lado mais fraco. Aliviando o desespero do rapaz.
- Tchau, vai com Deus, assunto sem solução agora, ficar quieto é melhor e não falar para ninguém.
Voltamos para Jaguapitã e pegamos o prisioneiro e começamos a tortura de novo porque ele não falava, o soldado começou alavancar e rodar para gerar choque de pequena intensidade, cada virada um grito surdo do preso, ele estava com a boca tapada, só os que estavam ali, ouvia os gemidos.
Até que não aguentando mais com medo de abotoar o paletó, disse o local onde estava Orlando e seus comparsas.
- Ele está no Sítio São Antônio, a 3 quilômetros de Maringá indo por Santa Fé
- Muito bem meu chapa, boa colaboração.
Saímos e fomos numa sala separada e telefonei para o Comandante sobre qual ação deveríamos tomar, recebendo instruções, as ações deveriam ser rápidas.
- Aspirante vem cá!
- O negócio é o seguinte ação deverá ser assim. Explicou como deveria ser, já saíram imediatamente rumo a Londrina, chegando pegamos um o camburão foram e se disfarçaram de arrumadores de estradas com os uniformes do DNER (Departamento Nacional de Estrada e Rodovias) e uma viatura de manutenção, se vestiram e rumaram com ferramentas para arrumar os buracos da estrada que liga Santa Fé até Maringá.
Chegamos perto do Sítio fingimos que estávamos arrumando a estrada naquele local fazendo um buraco e canaletas para fluir as águas mais rápido para não despertar suspeitas dos integrantes do grupo de Orlando.
A noite saímos do acampamento rastejando para não sermos percebidos, era já uma hora da madrugada, ao total eram de oito militares.
Chegamos até a uns 100 metros e dava uma boa vista do sítio e da casa. Colocamo-nos em prontidão até o amanhecer, visto que havia observador dos militantes, esperaríamos até que um outro viesse substituir o observador.
Amanheceu, vimos movimentos e uma pessoa foi até a horta e começou capinar, foi nesta hora que nós avançamos rapidamente e cercando a casa, mas o que estava capinando saiu correndo, atiramos nele, contudo ele ziguezagueava e não conseguimos acertá-lo, e, não podíamos correr atrás dele, porque estávamos sendo recebido por balas.
Um soldado levou um tiro na perna e desmaiou, com os tiros que viam da casa, revidamos, até que até que eu gritei:
- Parem de atirar!
Houve um silêncio com aspereza retornei:
- Vocês querem morrer ou querem se entregar?
A resposta foi uma saraivada de tiros para cima de nós, imediatamente:
- Soldado Júlio pode lançar as granadas! Foram lançadas dez granadas em cima da casa que se desabou e lançamos mais, esperaram um pouco vimos que não havia mais tiros tudo em silêncio, fomos nos aproximando, olhamos pelos escombros e com cuidado e aproximamos, entramos na casa, os corpos dos militantes estavam todos destroçados, só sobrou um, mas estava já irreconhecível que rastejava.
- Sargento, vamos atrás daquele que fugiu. Saímos na busca, um ficou na casa.
- Desgraça ele conseguiu fugir, vamos voltar para casa e interrogar o que esta vivo.
Voltamos ao que estava baleado, este rastejando na tentativa de fugir, ao nos aproximar para inqueri-lo, ele retirou uma navalha e cortou o pescoço foi morte foi súbita. sangue para todo lado adas artérias.
- E agora Tenente, isto não era para acontecer, soldado você não o revistou?
- Não, nem imaginava Aspirante?
O que não deveria acontecer, aconteceu e agora ficava quase impossível reconhecer se entre os mortos estava o Orlando, a missão não foi um sucesso não saberíamos se o Orlando estava entre os mortos.
Uma luz veio do Aspirante:
- Vamos tirar mais do que está preso.
- Vá buscar o prisioneiro Soldado Julio para ver se o mesmo reconhece.
Ele e mais um soldado foram, ao chegar na jaula depararam com sujeito dependurado totalmente por uma improvisada corda feita pela roupa na famosa de maria-teresa.
O aspirante passou o rádio:
- Tenente o prisioneiro não pode falar mais nada, ele está pelado morto.
- Como?
- Ele usou a roupa e fez uma maria-teresa.
- Volte aqui que vamos interrogar os sitiantes vizinhos e antigo dono do sítioi
Buscaram quatro vizinhos, perguntaram para um sitiante:
- Quanto tempo eles estavam morando ali?
- Mais ou menos uns 3 meses e quando um saíam , saíam de chapéu de palha, também havia uma mulher, as vezes ela abraçava um mais acalorado.
- Quem vendeu este sítio para eles?
- Foi seu João, ele nem sabe ler.
- Onde ele está morando?
- Ele está morando em Santa Fé.
- Aspirante vá com ele até a casa deste João e traga ele aqui para ver se ele reconhece alguém.
Com seu João chegaram e o levaram para ver se reconhecia quem comprou, ele apontou um corpo:
- È este é da mulher os outros não consigo reconhecer direito, mas, este me parece o do chapéu que comprou o meu sítio, mas tá com a cara toda esfarelada, senhor, não tenho certeza. Com seu sotaque caipira.
Lamentei porque queria o Orlando vivo e sabia que falava espanhol e alemão por ter mãe paraguaia e pai alemão que fugiu do nazismo por ser judeu.
Mandei fazer uma valeta para enterrar todos os meliantes. Buscamos documentos para ver em que nome estava a propriedade e logo notamos que as identidades eram falsas.
- Voltamos a estaca zero, que droga! Só restava trazer o Lucas para tentar reconhecer, passou o rádio para um soldado em Guarací:
- Vá até a casa daquele garoto do sítio e traga ele aqui agora!
Veio o soldado com o Lucas que de novo estava todo trêmulo.
- Reconhece o seu amigo Orlando?
- Não dá Tenente, não consigo estão todos destroçados,
- Como não reconhece rapaz, ele era seu amigo, vê de novo senão quem vai preso é você!
- Quase chorando com voz embargada:
Olhou mais detalhadamente e falou este não é, este também não e a mulher nunca vi e este último também não é.
Eu coloquei a mão na cabeça:
- Desgraçado do Orlando fugiu de novo.
Recolhemos os restos dos mortos e colocamos na valeta. Enterramos os mortos e voltamos para Guarací e liguei para o comandante:
- Senhor, o Orlando não conseguimos capturar e relatando os fatos.
- Fizemos várias batidas e nada, isto! Ele fugiu.
- Nossa missão aqui terminou? Para onde vamos? Aqui ainda há um padre que me parece subvertido?
- Sim senhor, ir para Saõ Paulo, Ok, Sim senhor.
- A tropa que está comigo também, sim senhor! Ok! Amanhã? Ok.
- É, isto , meu caro jovem, hoje estou aqui com você, nesta praça em frente aqueles quatro que não param de rir
- ....Tudo tem seu tempo e moeda, meu jovem.
- Os movimentos anteriores usaram as utopias socialista , comunista e capitalista e religiosa que historicamente tinham base na Guerra Fria. Hoje o ciclo do populismo de esquerda inciado pelos companheiros de LULA que é um populista sindicatalista corporativo e que usaram a utopia socialistas para enganar o povo e por detrás fizeram várias negociações em sintonia com representantes sindicais patronais que sempre desenhavam um acordos entre eles, era um toma e da cá.
- Por exemplo, o sindicato dos trabalhadores pediam 35 % de aumento e os patronais ofereciam 10% e ambos fechavam um acordo na surdina de 18%.Assim, usavam os trabalhadores para seus interesses, dava uma sensação de vitória para o sindicalismo e manipulavam os operários e jovens idealistas que achavam que era melhor viver como a antiga União Soviética. Dadinhos deles inocentes úteis.
- Já vi tanta coisa jovem... bem o caso que talvez eu resolva hoje foi iniciado quando fui mandado para Guarací uma cidade do interior do Paraná, numa missão onde ingressei no recém criado Serviço Nacional de Informações (SNI), lá deveria caçar um tal de Orlando, um agitador comunista e membro de uma célula terrorista.
- Com o Ato Institucional Número Um, ou AI-1 de 13 de março de 1964, que suspendeu por dez anos os direitos políticos de todos aqueles que poderiam ser contrários ao regime autoritário militar, que intimidou congressistas e aqueles que tinham um pensamento socialista com a ameaça de cassações, prisão, enquadramento como subversivos e expulsão do país.
- Senhor... então, até hoje vivemos numa "Democracia Populista" que se iniciou com o grupo Maçom de Teodoro da Fonseca que foi Deodoro foi o 13º Grão-Mestre da Maçonaria e cujo todos os ministros eram da Loja Maçônica do Brasil,começamos com o religioso e nas escondidas e até hoje é assim, sempre tem um grupo que quer sugar o Estado ou seja fazem de bobo os brasileiros.
-É meu caro, eles falam que não precisam do Estado, falam de liberalismo, mas não vivem sem este , não conseguiriam suas riquezas senão controlar o poder do Estado, eles não ficariam um dia sequer sem o auxilio deste, por isto, não largam do osso.
- O movimento que está ocorrendo hoje, é um novo ciclo de projeto político e tomará que não seja populista de novo... Me parece que não! Não têm uma liderança, o povo esta saindo espontaneamente organizado pela novo e poderoso meio de comunicação através da memética que a internet esta revolucionando, isto é, um pensamento corre de um usuário ao outro e assim por diante, numa rede de contatos que se unem para uma causa, seja ela como a passeata dos Simpatizantes de lésbicas Gays até contra dos males que o rodeio faz com os cavalos.
- É uma ferramenta tecnológica livre, foge do alcance dos detentores das mídias que sempre puxaram o saco dos Governos, seja qual ele for, para não perder a concessão e manter o monopólio, como foi o caso da rede Globo que apoiou a Ditadura, o que importava era ganhar o dinheiro, sempre e até agora é assim, os canais de comunicação estão nas mãos dos políticos que apoiaram e ajudaram o Regime Militar, os da direita e que usam e usaram para manipulação do pensamento coletivo salientando o "Modo de Vida Norte-americano" que foi cunhado pela falsa esquerda coorporativa para os que se diziam de esquerda e falavam "Fora Rede Globo", hoje é um caso de amores entre eles, ah! Esquerdalha fajuta.
- Explica melhor para mim Comandante os ciclos?
- Bom! O primeiro foi o ciclo da Primeira República Brasileira, estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930
- A nossa República nasceu no positivismo da maçonaria onde o termo é ter sempre uma liderança para colocar ordem na casa e daí a ideologia dogmática do positivismo que é o modelo preferido do político brasileiro, e ainda o povo não acordou, vive sempre na esperança, por isto se troca tanto de grupo no poder, sempre querem exprimentar um novo ordenador da casa, um chefe igual as casas da maçonaria, sempre nas eleições deve haver um salvador para dar "Ordem e Progresso". O lema liberdade, igualdade e fraternidade fica até o voto, o resto é controlado por uma elite que reveza no poder e usa o Estado para seus interesses.
-É Maçonaria é ainda forte no Brasil, Comandante.
-É Maçonaria é ainda forte no Brasil, Comandante.
- Daí veio a Era Vargas que é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Com a renúncia forçada do Presidente Getúlio Vargas, em outubro de 1945, pondo fim à Era Vargas, e termina em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente civil João Goulart pelas forças militares
- Iniciou República Nova, República de 46 ou Quarta República Brasileira se inicia com a renúncia forçada do Presidente Getúlio Vargas, em outubro de 1945, pondo fim à Era Vargas, e termina em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente civil João Goulart pelas forças militares, novamente na média de 20 anos o projeto populista.
- Foi eleito de Jânio que renunciou criou uma grave situação de instabilidade política. Jango era o vice-presidente estava na China e a Constituição era clara: o vice-presidente deveria assumir o governo. Porém, os ministros militares se opuseram à sua posse, pois viam nele uma ameaça ao país, por seus vínculos com políticos do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Apesar disso, não havia unanimidade nas altas esferas militares sobre o veto a Jango.
- No dia 2 de setembro de 1961, o sistema parlamentarista foi aprovado pelo Congresso Nacional. No dia 8, Jango assumiu a presidência.Tancredo Neves, do PSD de Minas Gerais, ministro do governo Vargas, tornou-se primeiro-ministro e em 1982 foi eleito indiretamente para presidente da República, de novo o ciclo de 20 anos.
- Veio o Período da Ditadura Militar como chamava os companheiros de Lula e simpatizantes do socialismo da Ex-União Soviética, com o perigo Vermelho, ou seja o medo do país se tornar comunista fez com que os militares darem o Golpe Militar em 1º de abril de 1964, que ficou sendo o Dia da Mentira comemorado somente no Brasil com sátira cômica a este que foi até 15 de março de 1985.
- O período deste golpe teve o "Milagre brasileiro" o Brasil, onde houve a urbanização, ou seja, o país passou a estrutura economicamente agrária para industrial e população migrou para Cidade e O "milagre econômico brasileiro" é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante o Regime militar no Brasil, também conhecido pelos oposicionistas como "anos de chumbo", especialmente entre 1969 e 1973, no governo Médici
-Tal desenvolvimento econômico foi acompanhado de censura aos meios de comunicação e de violenta repressão política, especialmente no final da década de 1960 e ao longo dos anos 1970, sob a égide da Lei de Segurança Nacional, justificada pela necessidade de manter a estabilidade política e a segurança interna, no sentido de evitar a influência de ideologias de esquerda, em um mundo dividido pela Guerra Fria.
- Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica,social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
- O Penúltimo ciclo chamado de Nova República que chamo de volta do populismo veio a abertura e o fim da ditadura militar, seu início em 1985, quando, concorrendo com o candidato situacionista Paulo Maluf, o oposicionista Tancredo Neves ( este foi foi 1º Ministro do Falso Parlamentarismo para que João Goulart, não governasse e o mesmo apoiou o Regime Militar formando - Movimento Democrático Brasileiro (MDB) era um partido político brasileiro que abrigou os opositores do Regime Militar de 1964 ante o poderio governista da Aliança Renovadora Nacional(ARENA). Organizado em fins de 1965 e fundado no ano seguinte, o partido se caracterizou por sua multiplicidade ideológica graças sobretudo aos embates entre os "autênticos" e "moderados" quanto aos rumos a seguir no enfrentamento ao poder militar. Inicialmente raquítico em seu desempenho eleitoral, experimentou grande crescimento no governo de Ernesto Geisel obrigando os militares a extinguirem o bipartidarismo e assim surgiu o Partido do Movimento Democrático Brasileiro em 1980.
Com o fim do bipartidarismo, as inúmeras correntes que formavam o MDB fundaram legendas como o PT e PDT, e outras que vieram mais tarde desde os anos oitenta. Em 1988, uma cisão no PMDB deu origem aoPSDB, formado pela ala então social-democrata e os intelectuais do partido ligados ao ex-governador paulista Franco Montoro. do outro lado a ARENA-Aliança Renovadora Nacional (ARENA) era um partido políticobrasileiro criado em 1965 com a finalidade de dar sustentação política ao governo militar instituído a partir do Golpe Militar de 1964.
- Sim Comandante, Cargos biônicos são aqueles cujos titulares foram investidos mediante a ausência de sufrágio universal e cujo parâmetro para escolha era a sanção das autoridades de Brasília à época da Ditadura Militar de 1964 ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980. Tal centralismo garantiu a continuidade do regime e impediu que os objetivos traçados pelos militares fossem alvo de sedições políticas. Na prática, as regiões sob o jugo de governadores e prefeitos biônicos possuíam autonomia reduzida visto que as decisões de relevo vinham do governo central, o que diminuía a influência das forças políticas locais.
Com o fim do bipartidarismo, as inúmeras correntes que formavam o MDB fundaram legendas como o PT e PDT, e outras que vieram mais tarde desde os anos oitenta. Em 1988, uma cisão no PMDB deu origem aoPSDB, formado pela ala então social-democrata e os intelectuais do partido ligados ao ex-governador paulista Franco Montoro. do outro lado a ARENA-Aliança Renovadora Nacional (ARENA) era um partido políticobrasileiro criado em 1965 com a finalidade de dar sustentação política ao governo militar instituído a partir do Golpe Militar de 1964.
O bipartidarismo gerou, no Brasil, de 1966 a 1979, duas correntes políticas, a situacionista formada pela ARENA e a corrente oposicionista formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A ARENA era chamada de "A situação" e o MDB de "A oposição".
- Quando Geisel fez a profecia, " Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil . Mas chegará um tempo que o poivo sentirá saudade da Ditadura Militar .Pois muitos desses que lideram o ' fim'" da ditadura näo estäo visando o bem do povo mas sim seus próprios interesses", Será que chegaremos . . . . Ou já chegamos a esse ponto ??. Acho que n, o povo não quer de volta os militares, já experimentaram, nós brasileiros gostamos do provérbio " dá corda para eles até onde der que se enforcam sozinhos", o povo sofre atté um momento e se revolta e, por outro lado, estamos ainda aprendendo a votar.
- O período (1964-1985) foi chamado de "período revolucionário", "governo militar", "ditadura militar", "regime militar". o MDB ganha numa eleição indireta no Colégio Eleitoral, com Tancredo Neves contra o Governador Biônico Paulo Malluf.- Sim Comandante, Cargos biônicos são aqueles cujos titulares foram investidos mediante a ausência de sufrágio universal e cujo parâmetro para escolha era a sanção das autoridades de Brasília à época da Ditadura Militar de 1964 ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980. Tal centralismo garantiu a continuidade do regime e impediu que os objetivos traçados pelos militares fossem alvo de sedições políticas. Na prática, as regiões sob o jugo de governadores e prefeitos biônicos possuíam autonomia reduzida visto que as decisões de relevo vinham do governo central, o que diminuía a influência das forças políticas locais.
O termo "biônico" foi popularizado no Brasil também graças ao seriado O Homem de Seis Milhões de Dólares. Nele o Coronel Steve Austin (Lee Majors) recebeu implantes cibernéticos que salvaram-lhe a vida após um grave acidente e como compensação passou a trabalhar como agente especial do governo americano usando para isso suas capacidades ampliadas. Transposta para o mundo político, tal designação serviu para apontar quem ascendeu ao poder sem o desgaste de uma campanha eleitoral.
A partir de 1966 surgiram os governadores biônicos,2prefeitos biônicos em certas categorias de municípios e até senadores biônicos. No caso dos senadores o termo "biônicos" derivou também do Pacote de Abril de 1977 que alterou as regras para o pleito de 1978. Nele, cada estado escolheria um nome pela via indireta na renovação de dois terços das cadeiras mediante votação de um colégio eleitoral, o que deu à ARENA 21 das 22 cadeiras em jogo impedindo a repetição da rotunda vitória do MDB em 1974. Na disputa pelas vinte e três vagas a serem preenchidas por voto direto os arenistas conquistaram quinze. No total o placar das eleições para a Câmara Alta do parlamento foi de trinta e seis a nove para o governo. sucedendo o último presidente militar, João Figueiredo. Tancredo não chega a tomar posse, vindo a falecer vítima de infecção hospitalar contraída na ocasião de uma cirurgia. Seu vice-presidente, José Sarney, assume a presidência em seu lugar.
- Sob seu governo é promulgada a Constituição de 1988, que institui um Estado Democrático de Direito e uma república presidencialista, confirmada em plebiscito em 21 de Abril de 1993.
- Eu acho, Comandante, que esta Constituição Federal promulgada é uma salada indigesta, os Direitos só ficaram no papel, então senhor acha que é "Fim do Ciclo do Populismo" que se esta iniciando com este Movimento.
- Sim, ele começou com Fernando Collor foi eleito em 1989, o Movimento caras pintadas organizada por sindicalista e pela UNE (União dos Estudantes Nacional) que achavam que socialismo era melhor para o Brasil, era tempo da Guerra Fria e achavam que o modelo da antiga União Soviética ( Soviets significa em português trabalhadores) daria a tão sonhada igualdade que veio desde da Revolução Francesa ou Burguesa pediram a renuncia devido a processo de "impugnação" movido contra ele.
- O processo de afastamento ocorreu em decorrência de uma série de denúncias envolvendo o Presidente Collor em esquemas de corrupção, que seriam comandados pelo seu ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias .
- Entrou no lugar dele Itamar Franco que tinha Fernando Henrique Cardoso. foi eleito em 1994 até 2003 o candidato, do PT, foi eleito presidente com aproximadamente 61% dos votos válidos.
- Lula repetiria o feito e até hoje ele esta por trás e seu grupo, mas como estamos vendo há uma nova onda de mudanças, ele que era "Vermelhão", virou como todos os outros presidentes do Brasil Populista.
O jovem ficou olhando a sua frente o quatro sentados no local numa conversa animada entre quatro pessoas.
- Veja o como foi o projeto do PT em 1981 foi instalada Fundação Wilson Pinheiro (FWP) foi instituída pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) , concebida como um instrumento político complementar à estrutura partidária.
-A FWP se dedicou a atividades de formação política da militância do PT, à assessoria de dirigentes e mandatos do partido, e foi responsável pela elaboração do primeiro projeto de tratamento do arquivo histórico do PT que culminou com a eleição do populista sindicalista LULA em 2003. O povo mais uma vez foi enganado por um populista.
- Comandante Antunes conte este caso que o senhor ainda não resolveu e acha que vai resolver hoje.
- Bom, aconteceu em 1964, falou com seu ar de mistério.
- Nossa vida não é uma sequência de eventos ao acaso. Neste caminhar passamos por várias crises, transformações, mudanças. Este ficou observando o banco com pessoas sentadas e um de pé e ficou em silêncio.
Maria deu uma risada:
- Orlando você está um gato, você realmente é um gato de sete vidas conta para mim como você conseguiu fugir e ficar vivo até hoje, seu vermelhão.
- Bom, Maria, eu ainda sou um gato, não acha, estufando o peito na vaidade, mas nada de comunismo, não quero ser mais ingênuo. Foi assim:
- Me vesti de mendigo a frente da casa do meu amigo aqui Teodoro de chapeuzinho preto e não de vermelho comunista... Deu uma gargalhada, esperei ele até chegar na casa.
- Ele chegou na casa antes de entra, disse:
- Senhor está convosco e libertarás seu amigo de seu inimigo, no sangue e na luta pela liberdade de ser humano em Cristo e que no seu espírito que semeia as lutas da igualdade perante um semelhante que bate a sua porta pedindo ajuda.
Ele se assustou e espantado:
- Tu em Cristo porque me procuras? O que desejas?
- Preciso de sua ajuda.
- Venha até a paiol que ouvirei se posso ajudar e libertarás será! E farei tudo ao meu alcance e nem quero saber seu nome.
Entramos no paiol, eu expliquei para ele tim-tim por tim-tim, ele também não falou seu nome, mas eu sabia.
- Farei o que for possível, amanhã vou carregar sementes no caminhão e o levarei para Guaíra na fronteira com Argentina e Paraguai.
Sabia que ele era um qualker, era neto de um fugitivo dos Estados Unidos da colônia de Pensilvânia em que a maioria foi mortos porque consideravam os índios filhos de Deus e não precisariam ser escravos e a viviam em harmonia com os mesmos, com os contrários que achavam que índio bom era índio morto segundo outras Doutrinas Cristã e pela Doutrina Monroe que não queria que os índios não fossem considerados filhos de Deus.
Os qualkres Cristão achavam que isto era uma aberração e que deveria ser desfeita. Só para entender os qualkers foram os primeiros a lutar contra a escravidão na Europa, muitos compravam escravos e dava liberdades a eles. Muitos apesar de ter riquezas, levava com simplicidade sem ostentação, até hoje é assim.
- O tataravô de Teodoro que agora sei seu nome e me tornei amigo depois que acabou o falso comunismo, e que chamo de Totalitarismo Estatal, o tataravô fugiu da perseguição e entrou por Macapá no Brasil e foi trabalhar no seringal, aprendeu o português, fingiu ser católico e aproveitou que a Igreja Católica estava registrando quem não tinha ainda registro e trocou o nome para Manuel e casou com uma índia que era muito apegada a religião, mas continuou qualker por dentro, sem demostrar que era, participava ativamente da religião católica.
- Este segredo só era revelado para os filhos tardiamente e pedia segredo absoluto para não serem perseguidos, nem para a mulher que casara falou.
- Mais tarde, minha mãe, veio da Espanha fugida da fúria do Hitler para o Brasil. Ela se casou com neto do tataravô do meu amigo aqui, e meu pai passou em segredo sua condição de qualker e me deu nomes e endereços de alguns que viviam na surdina, porque a maioria dos brasileiros eram católicos e havia muito preconceitos naquela época contra os protestantes, eram poucas igrejas que hoje chamam de Evangélicas.
Eu sabia dele, do Teodoro e participava de todas as missas em Maringá, mas guardava segredo de sua opção religiosa, mas, mantinha contatos com outros qualkers numa linguagem que só eles sabiam e através de senhas repassadas em segredo um para outro. E tinha uma senha para serem reconhecidos um pelo outro, e, assim usei naquele dia.
Como tinha uma casa de rações e sementes, ele carregou o caminhão deixando um vão entre a carga, bem onde Orlando se instalaria, sem ninguém perceber.
Ele entrou no galpão com o caminhão e eu me instalei com comida e água e potes para urinar e defecar.
- Saia de modo algum daí, se me parar e saíram.
De Maringá a Guaíra, num trecho foi parado, revistaram os documentos e viram a carga e mandaram seguir, chegando perto de Guaíra, parou o caminhão e retirou os sacos para minha saída .
- Você agora é meu ajudante, como tinha um freguês que já tinha encomendado ração e semente, foi até este, o mesmo estranhou porque pedira menos sacos de sementes e adubos.
- Meu caro amigo, Otávio, trouxe mais para você aproveitar a oferta, você pediu 500 sacos, mas trouxe 700, é que o preço abaixou e compensei trazendo mais pelo mesmo preço que me vai pagar. O freguês esfregou a mão:
- Oba! Orlando e eu descarregamos, o freguês deu o dinheiro, Orlando entrou no caminhão logo em seguida eu, ligou o caminhão e a uns duzentos metros parou.
- Tome este dinheiro, dá para você ir até onde quiser, mas, espere aqui que volto já.
Retornou com um envelope que me entregou e abri e tinha uma certidão de nascimento (posto numa caixa de grilho que envelhecia e dava aparência de verdadeiro, nas lutas dos latifundiários e espertalhões e malandros com posseiros que não podiam provar que eram suas terras a perdiam para malandros que usava esta documentos falsos para se parecessem com verdadeiro, aconteceu muito no Brasil, por isto quem toma a Terra assim é chama-se Grileiro) dobrado e entregou para mim.
- Abri, vi que tinha outro envelope dentro e havia um registro Chileno e estava escrito " coloque um nome qualquer quando estiver atravessar a fronteira e destrua o que dei e assim não saberei seu nome jamais. E a fé ande Contigo."
- Daqui para frente é com você, só atravessar a fronteira e seguir uma nova vida. E, que em Cristo o acompanhe falou Teodoro.
- Obrigado e que Cristo te dê muita paz, até amigo. Meu amigo ao meu lado hoje, sumiu de vista com seu caminhão. Levantou para dar um beijinho em Teodoro que se esquivou dando risada.
- Passei tranquilo para na fronteira, abri o outro envelope, estava lá outro registro de nascimento chileno e realmente contia um espaço em branco e uma instrução e preencher com o nome que escolheria ao meu gosto e depois que chegasse ao Chile.
- Como tinham amigos chilenos de células treinadas em Cuba, coloquei o nome de Miguel Galhardo.
- Comecei a trabalhar no colégio do Padre Machuca, Colégio Markarten, e me aliei ao partido de Salvador Allende como agente de segurança nacional e com ligação estreita com o mesmo, fui trabalhar ao seu lado, quando ele foi morto,estava em casa, fugi para Embaixada de Cuba e de lá fui para Cuba, com a confiança de Fidel Castro por saber bem o alemão me designou Embaixador na antiga Alemanha Oriental, necessariamente em Berlim Oriental.
- Mais tarde eu encontrei adivinha quem? O meu amigo aqui o Padrão lindo, Hans, que também foi obrigado a sair do país as pressas. Não é Padre Hans?
Teodoro ficou curioso e perguntou como o senhor escapou?
Ele com seu jeito elegante:
- O Tenente que estava a procura de Orlando antes de ir embora passou na Igreja e falou comigo.
- Cuidado Padre, até aqui não delatei nada sobre sua ação porque já conheço sua procedência como padre na Alemanha foi contra o massacre de judeus e por não concordar com Hitler teve que fugir de lá e veio para o Brasil dirigir esta diocese, e, saiu.
- Quis perguntar a razão de novo:
- Um dia te explico melhor. E se foi sem dar a resposta que me intrigou bastante. Passaram três anos a cidade voltou a normalidade, os sinos bateram, era domingo dia de missa.
- E você Maria, como foi depois daquele susto? Perguntou Orlando.
- Bom, íamos todos alegres a Igreja formava uma filhinha indiana pela estrada o Renan agora com 5 e meio, ficava sempre para trás, era tão bonito ver naquela época as pessoas rindo bem humildes e todos quase iguais no vestimento, era chita para cá e para lá, cada estampa uma mais bonita que outra, só o Ildo que já queria não ser igual vestia uma jaqueta comprada nas casas pernambucanas, queria parecer com Play-boy americano que vira no cinema, andava até igual, para diferenciar dos irmãos.
- Meu marido seguia carregando a filha mais nova com ano e meio e quando nasceu mal cabia numa caixa de sapato, Renan ficava lá atrás, não conseguia acompanhar o ritmo e pensava só na delícia da tubaína e no pão de mortadela que o pai comprava depois da missa ia até a vendinha e comprava fiado.
Na igreja, sentava e já pegava no sono, nada de missa, não entendia nada mesmo! Só no sermão, as vezes ele ficava atento, mesmo assim nadinha de nada entendia.
- Já na venda o pai pede da uma oncinha e vê que as criançadas querem, Renan não perdeu tempo, já de olho na maria-mole, aponta o dedinho em direção a ela, pega, coloca na boca esticando, estica daqui e estica de lá, até ela se romper, que delícia.
- Quer mais diz o pai, ele aponta agora para o suspiro, enquanto suas irmãs comia o sanduíche de mortadela e a tubaína e seu pai pediu outra pinguinha. Enquanto o Ildo com sua mania se juntava a uma turminha e conversava sobre as novas músicas da rádio e do cinema.
- Todo cheio de querer nisto surgiu um carrão um sujeito abriu a porta, o Ildo logo reconheceu era o primo em terceiro grau do Gerente Geral das Casas Pernambucanas , Pasquim, foi ao encontro dele.
- Oi primo, como vai? Todo metido querendo se aparecer para os outros. Pasquim cumprimentou e falou:
- Aí primo, tudo jóia? E você?
- Está vendo aqui ó, mostrando a blusa de couro comprada na loja dele. Que está fazendo na cidade.
- Eu vim falar com o gerente da loja, ele disse que a loja está precisando de aumentar os empregados.
- Não quer ficar em casa. - não, mais fala para a prima fazer aquele arroz com frango que tanto meu avô fala lá em casa, que só ela sabe fazer, amanhã vou almoçar lá, até vou a casa do gerente. E saiu.
- Todo garboso e metido voltou para sua turma. Falando:
- Viu eu não sou caipira igual a vocês (rindo ironicamente) e por falar nisto vamos treinar a tarde nosso conjunto. Geraldo podemos ir a sua casa hoje? Este concordou e todos disseram que iam.
Ele tocava violão que tinha aprendido com o pai e Geraldo era o vocalista e compositor.
No outro dia todos em volta da mesa o primo Gerente Geral das Casas Pernambucanas lambia os lábios molhados com o frango com quiabo. Terminando, conversaram um pouco:
- Ildo não quer trabalhar lá na loja pernambucanas?
- Claro que quero.
- Então tá apareça lá e converse com o gerente que te contratará e te ensinará vendedor, tá bom!
- Era tudo que precisava primo, obrigado ( já pensando que sairia do trabalho duro da roça e e acabar de vez com abelido de d'roça que seus amigos psicodélicos o chamavam).
O primo se despediu, agradecendo sua prima e foi embora.
Ao dormir o pai comenta com a mãe:
- E agora mulher, menos um para ajudar na roça e você está de barriga. Tá ficando difícil tocar a roça, o Lucas a qualquer hora, vai para convento, sobra as meninas e o guri e a caçula.
Passaram mais dois anos, nasceu Amaro, garoto forte.
- Neste dia o Padre Hans sumiu, e aí Padre Hans, deu risada de novo, conta o seu sumiço.
- Neste dia o Padre Hans sumiu, e aí Padre Hans, deu risada de novo, conta o seu sumiço.
- Bem,, Maria, Noitinha bem noitinha, na terça-feira de dia 11 de Dezembro já sabendo do AI-5 (Ato Institucional Numero 5 que Principais determinações do AI-5 nos dez anos de vigência do mais cruel dos Atos Institucionais, sua fúria consternou a sociedade brasileira e internacional. Impondo-se como um instrumento de intolerância aos contestadores do regime militar, promoveu arbitrariamente repressão e intervenção, cassação, suspensão dos direitos, prisão preventiva, demissões perseguições e até confisco de bens. ). Entrou na Igreja um homem de capuz preto.
- Padre o senhor está preso.
- Padre o senhor está preso.
- Por quê? E a estas horas...O senhor não pode, cadê o mandado?
- Sem mais conversa, pegue roupa necessária e o seu passaporte, vamos logo..Empunhando uma arma.
-mas...
- Sem mas.... Vai logo!
- Posso pelo menos escrever uma carta ao meu coroinha Lucas.
- Sim, mas antes deixe eu ler.
Escreveu a carta o Tenente leu.
- Ok... agora vamos não quero que ninguém me veja e nem o senhor.
Entrarmos no carro e saímos, ele retirou o capuz e vi que era o Tenente que estiverá antes falado para mim cuidado, ele foi dirigindo até Curitiba, fomos numa batida só, ele saía para tomar café e trazia algo para comer, as vezes uma coxinha e refrigerante, e, para fazer minhas necessidades ele parava na estrada, num lugar ermo, mas sempre atento para eu não fugir.
- Estranhei estavamos perto do aeroporto.
- Vamos padre.. O avião já está nos esperando.
- Para onde vai me levar? Quem vai pilotar?
- Entre, sem mais pergunta, sente ao meu lado e prenda o cinto. Ligou o avião e decolou, pousamos em São Paulo, ele me deiu uma passagem para Berlim Ocidental.
- Padre decore senha e tire a batina.
- fiquei com as vestes a paisana.
- Padre o senhor está em perigo, outra oportunidade lhe explico, mas agora faça que estou falando. O avião vai para Berlim Ocidental, saí daqui a uma hora.
- Mas eu não quero voltar para Berlin na Alemanha, lá que vivi meus pesadelos.
- Não discuta, sua família o esta esperando e o Bispo Vladimir, o polonês que o senhor ajudou contra Hitler quando foi preso a fugir, tá aqui a passagem e está em seu nome, vamos logo! Vou deixar o senhor uma esquina do aeroporto, não posso chegar até lá. E qual é mesmo o que está escrito aí?
- Está escrito, “Que bonito país, tudo em ordem estou gostando, voltarei mais breve possível !”
- Isto mesmo, na passagem da conferência terá sensores de saída que conferiram e se o senhor tiver em dificuldade fale bem alto o que está escrito. Depois já em Berlin o senhor telefonará para ser substituído com algum de seus amigos na sua diocese.
- Mas você não vai falar por que esta fazendo isto comigo?
- Padre... Já disse o senhor corre perigo devido ao AI-5 que entre as resoluções, suspendia-se os direitos políticos, e proibia-se atividades e manifestações sobre assuntos dessa natureza, condicionando a infração a severas penalidades, desde a liberdade vigiada ao domicílio determinado. Para garantir a ordem, os quartéis mantiveram-se em rigoroso regime de prontidão, e mobilizaram-se integralmente as Polícias Federal, Militar, Civil e a Guarda Civil. .
- Vai logo, não posso me expor tanto assim, aqui.. Vá logo antes que me arrependa.
- Saí meio sem jeito e caminhei até entrada, passei pela porta e me dirigi até o guichê da empresa de avião Lufhatansa, apresentei a passagem. A moça carimbou.
-Seu avião já esta na pista, por favor a mala para pesar, pesou e colocou no carrinho que leva para o avião.
- Agora o senhor passará alfândega para que a Polícia Federal confira os dados do senhor e algumas perguntas e seus documentos.
Foi para entrada da alfândega, o averiguador pegou os documentos.
- Boa noite Sr Hans, o senhor pelo que estou vendo aqui , hum, hum.... antes dele completar. O Padre falou bem alto.
- Que bonito país, tudo em ordem estou gostando, voltarei mais breve possível!
- Senhor hans pode passar, tudo em ordem, a entrada é naquela porta a direita, carimbou o trânsito e devolveu o passaporte, mandou seguir.
A aeromoça conferiu a poltrona.
- Senhor é naquela poltrona da segunda classe, número 37. Ele sentou. Fecharam as portas e o avião levantou voo com ar de tristeza o padre olhou a cidade sumindo com suas poucas luzes. Não estava entendendo nada do que estava acontecendo.
- Maria como o Lucas fez depois que viu a carta.
- Bo, padre, o Lucas, o procurou e nada, foi até seu aposento e viu a carta, leu.
- Maria como o Lucas fez depois que viu a carta.
- Bo, padre, o Lucas, o procurou e nada, foi até seu aposento e viu a carta, leu.
"Caro Lucas, você foi um bom rapaz, estou deixando o país e não sei para onde vou, só sei que estou em perigo de morte e daqui a quatro dias chegará outro padre para me substituir e a você já recomendei para o Frei Galvão de Guaratinguetá sabendo que você que ser Cappucino, ele já sabe e você se quiser entrar no seminário, se apresente na segunda-feira que vêm, lá, É só isto que tenho a dizer."
Observação “ Não fale que eu fugi para seu próprio bem, fale para o povo que eu estava com muita saudade de minha família e do meu país e resolvi ir sem me despedir para não chorar, o povo é muito sentimental e compreenderá, até um dia. Deus lhe proteja. Faça tudo que já está acostumado, bata o sino das seis, meio dia, das três do café e seis da tarde, o de antes da missa, bata que não haverá nesta noite. Assinado, Padre Hans".
A noite alguns surgiram na frente da igreja, Lucas deu a notícia, explicou:
- Daqui a quatro dias chegará outro padre para dirigir esta diocese.
O povo não se conformaram alguns choraram, outros quiseram saber mais detalhe, mas Lucas se limitou e com serenidade.
- O Padre que chegará é indicação do Padre Hans, ele disse que é um ótimo Padre, você gostarão. Meio triste deu a notícia.
Dito e feito quatro dias depois chegou um Padre da Ordem dos Franciscanos. O sacristão o recebeu estranhou que andava de chinelo e de cocorocó igual a São francisco. Mostrou os aposentos, a igreja perguntou o nome do padre.
- Meu nome é João Batista.
- Quer descansar, padre?
- Não, vou conhecer a cidade, o senhor vem comigo!
-Sim, vamos, vamos...
Sairam da igreja andaram pela cidade as pessoas estranharam as vestimentas, mesmo assim, uns se aproximava:
- Bença Padre.
- Bença Padre.
- Deus te abençoe filho e tenha um ótimo dia.
E andou por várias ruas e foi perguntando para o sacristão a vida das pessoas daquela casa. O sacristão estranhou, mas como sabia foi comentando as dificuldades de cada um. O povo ficou curioso porque o Padre parava e perguntava sobre que poderia ajudar, já sabendo de antemão o que o sacristão lhe dissera.
Contava uma parábola que despertava curiosidade pela resposta do Padre para a moral da mesma que encantava os fiéis a noite na missa lotada para saber como este Padre conduziria a homilia. Qual foi a surpresa, ele ao invês de falar em latim, disse:
- Irmãos em Cristo estou aqui substituído o Padre Hans que tanto ajudou e foi ajudado por vocês, e espero que possa continuar seu trabalho, vamos rezar:
- Pai, Filho, Espirito Santo, mas antes mandou os coroinhas colocar 12 cadeiras em volta da Santa Mesa e 3 atrás.
- Irmãos convido 12 pessoas para se sentar nestas cadeiras, sacristão você é o primeiro, e as trás os coroinhas .
A maioria não entendeu nada e agora com este convite houve uma resistência, mas logo surgiu um outro até preencherem as 11 cadeiras restantes.
- Meus irmãos este serão os organizadores de nossa paróquia, se vocês concordarem e se as pessoas que sentarem aqui também, se alguém quiser desistir peço que outro se candidate.
A missa foi toda em português com o Padre sempre voltado para frente. Na hora da hóstia, mais espanto, ele falou em português.
- Meus irmãos na hora do vinho, eu coloco água. Todos espantaram.
- Paz em Cristo, sei que estranharam o motivo, mas faço isto porque muitas pessoas ficam com vontade de tomar umas beritas e alguns não têm controle sobre a bebida, sei que fere a jeito tradicional, mas, faço isto para dizer que não vale a pena beber em demasia e não despertar o desejo do álcool.
Fez a celebraçao e no final:
- E vamos organizar a quermesse de Santo Antonio, alguém tá solteiro aí? Num tom de brincadeira. Vários levantaram a mão e deram risada.
Terminou a missa o Lucas ia saindo, o Padre lhe chamou:
- Lucas você já se preparou para ir ao seminário, aqui esta sua matrícula, a decisão é sua. Entregou e saiu para seus aposentos.
Lucas acordou mostrou para o pai e mãe.
- Filho você não pode ir, só está eu e sua mãe e suas irmãs e os caçulas que vamos fazer? Não dá para tocar a roça, as suas irmãs estudam e seu irmão Ildo tá lá em São Paulo numa banda de música tocando baixo para de cantora Elis Regina, de um tal de festiva da televisão Tupi e até agora não mandou dinheiro nenhum.
- Pai, eu vou, o senhor sabe que sempre quis ser Padre e não vou perder esta oportunidade
- Que Deus o tenha filho. Com as mãos fechadas a mãe:
- Vá filho que seja sua vontade e de Deus.
A noite na cama meu marido angustiado:
- Maria e agora?
- Calma, Deus vai nos iluminar.
Passou um ano as coisas não estava nada bom nós, a geada acabou com o café, sem saída meu marido resolveu vender para um fazendeiro que tava comprando tudo por ali.
-Para onde vamos mulher, temos pouco dinheiro, o Ildo nada, nossas filhas não quero que trabalhem na cidade porque to vendo as moças novas que estão trabalhando sendo acochadas e até alguns passam a mão nelas, você viu um dono da loja que passou o pinto na vendedora, apertando contra o balcão, ela não gostou e por isto que eu não quero.
- Viu marido, o primo que esteve a semana passada aqui disse que tá vendendo um bar lá no centro de Santo André, ele está meio doente e os filhos não querem tocar porque tão trabalhanoo, na fábrica da Chevrolet, ele já tem umas casas que aluga e disse que já dava para se sustentar sem muito sacrifício. Além de tudo ele falou que ensina a gente a fazer tudo, que tal?
- Mas aqui eu sou feliz e você também. Como vou cantar e tocar meu violão, todos me chamam para ir as festas. Ela meio sem jeito, porque na maioria ele ia sozinho que a deixava “com a purga na orelha", tinha ciúmes. Lembrava das palavras do pai dele (você que mesmo casar com ele, vou dizer para você que ele não é de uma mulher só).
Vendemos o sítio, pegamos a jardineira com os sacos na cabeça tristes e fomos até maringá.e pegamos o trem até São Paulo.
- Era tudo novidade o garoto Narciso o mais novo em cada estação que parava já pensava no pastel e no que os balconistas diziam.
-Vai aí um pingado? Ele pensava que era pinga que o pai bebia antes de ir as festas e para sua surpresa era café com leite quentinho e junto com o pastel combinação de lamber os beicinhos. Chegaram a Estação da Luz, tanta gente, ficamos perdidos, eis que surge o meu primo.
- Primo tudo bem? Deu um abraço:
- Vêm por aqui.
E o seguimos, todos estava carregando saco de estopa com as roupas, na mente de Ângela passava como pode uma mulher andar com um salto tão alto e toda maquiada, parecia uma artista de cinema. Ficou só pensando "será que vou ser assim?", outra passou, de novo ficou olhando, além de tudo ela rebolava sem menor vergonha com cigarro na boca sem menor cerimônia.
E o seguimos, todos estava carregando saco de estopa com as roupas, na mente de Ângela passava como pode uma mulher andar com um salto tão alto e toda maquiada, parecia uma artista de cinema. Ficou só pensando "será que vou ser assim?", outra passou, de novo ficou olhando, além de tudo ela rebolava sem menor vergonha com cigarro na boca sem menor cerimônia.
Dizia consigo mesma, " Eu que só vestia as saias do uniforme da escola e não tinha nem sequer uma calça comprida como estava aquela negra com uma bem baixinha quase aparecendo as calcinhas e um cabelão lindo bem armado.
Os olhos desbrava o modo da cidade grande. Comentava com a outra irmã:
- Viu como somos caipira mesmo.
O Jeremias segundo mais novo, já com nove anos, estava triste, viu que estava com os dentes podre e tinha vergonha de abrir a boca. Vendo as meninas todas sorridentes. Chegaram em Santo André, ficaram na casa do primo, acertaram o negócio, passou-se uma semana alugaram uma casa perto do bar de modo a facilitar a locomoção. Aprenderam a trabalhar no bar que realmente dava para dar uma boa condição de vida para a família se passaram 3 anos a mãe desconfiada pegou o filho Jeremias.
- Vamos seguir seu pai acho que ele tá aprontando.
Discretamente o seguiu, viu ele entrar num hotel e logo em seguida uma loira que todo dia ia tomar café de manhã e pão com manteiga no bar e vivia conversando com ela.
- Não é possível? Com lágrimas nos olhos, Jeremias segurou nas mãos dela, vendo que a mãe ficar sem saber o que fazer. Eu Decidi ir trabalhar e pensar com calma.
Passando uma semana de noite pegou as roupas do marido, neste interim da semana colocou um detetive e tirou fotos da traíção. Com as fotos na mão disse ao meu marido.
- Suma da minha frente que os papéis estão lá no advogado, você só terá direito a casa que compramos lá em Guarulhos, não quero nem ver você pintado de ouro na minha frente.
O marido concordou e foi.
Passando um ano:
-Angela você quer mesmo ir para o Rio fazer a faculdade de Ciêcncias Política, bom se é assim, mas cuidado, o Ildo está te esperando lá, ele quer que você more com ele.
Passaram dois anos, Ildo estava tocando num show e Ângela estava acompanhando, terminando o show, Ildo se engraçou com uma garota e pediu a um amigo que a levasse até a casa dele. Ela estranhou o caminho.
- Você está indo para onde?
- Você está indo para onde?
- Vou passar até a Barra da Tijuca, tenho um amigo lá que tenho que buscar.
Passando por um lugar entre a floresta da Tijuca ele parou o carro e avançou para cima de Ana.
- Pare que esta fazendo, Luís? Não quero, tire as mãos de mim.
Relutou, mas não adiantou ele colocou sua mão em sua vagina, agarrou e começou a tirar usa camisa, ela perto dele era um menina indefesa, rasgou sua bata, abriu o seu zíper e colocou o pênis para fora, e ao fazer isto deixou o corpo dela solto, nesse momento ela aproveitou e abriu a porta do carro e pulou rapidamente para fora e começou a correr, ele saiu do carro e começou a correr atrás dela.
- Pai pare o carro, agora, eu conheço aquela moça que esta correndo daquele homem, ordenou o filho Mustafá ao Embaixador Hassan que de imediato pediu para seu motorista, Mustafá saiu e os seguranças do pai correndo saíram com ele com armas, um deu um tiro para cima. Luís que estava perseguindo Ana, viu que estava sendo perseguido correu para outro lugar, numa corrida desesperada, os seguranças correram, mas Luís já conhecia bem a área e os pontos de fuga que sumiu e os seguranças não conseguiram pegá-lo.
- Ana é Mustafá.
Ela olhou para ele, tremendo quase sem poder ficar de pé e foi amparada por Mustafá.
- Aí, Mustafá, não aguento estou quase desmaiando.
Dito e feito caiu. Cedo na Casa do Consul do Iraque, ela acorda. Vê que esta com outra roupa e estranha. parece uma mulher toda de Preto e coberta com Xador que no Alcorão determina que as mulheres se vistam de forma a não atrair a atenção dos homens com exceção dos olhos.
- Quem me trocou?
- Foi a funcionária de meu pai,era preciso você estava toda urinada e não acordava.
- Que aconteceu? De novo ela não lembrava mais do acontecido pela segunda vez, outra amnesia igual a que sofrerá quando foi molestada pelo policial quando era jovem.
Mustafá contou tudo.
- Como meu irmão me colocou nesta fria? Onde ele está?
- Já averiguei junto com os agentes de meu pai e fomos até a casa do suspeito com a polícia. Ana ansiosa.
- Obrigado Mustafá.
- Fui até a casa do pai dele, ele lamentou e disse que o filho já não morava com ele, coitado ele é um bom protestante, disse que seu filho era um psicopata e até fora expulso da igreja que ele e sua família frequentava, estuprou três irmãs que com medo dele não o denunciou, só uma, a quarta foi até a delegacia, e o Delegado veio até casa e prendeu ele. Ficou preso por um ano e depois do habeas corpus conseguiu cessar o motivo que autorizou a coação de sua prisão. A mulher que ele estuprou voltará para o Nordeste e não compareceu ao julgamento.
- Ele disse que tinha montado uma igreja em Pilhares, chamada Abençoado Seja Ti, fomos até lá e perguntamos por ele no local onde era pois já não existia mais, um dos vizinhos falou que ele na hora de excomungar mulheres que tinha problemas sexuais, ele as levava ao uma sala reservada e dizia para elas que deveriam deixar que abençoassem e que deveria penetrar nelas para expulsar o demônio dentro delas, Algumas caíram no golpe, mas foi descoberto por um dos fiéis que desconfiou da atitude dele e armou junto com a esposa uma cilada para desmascarar o cafajeste, quase foi linchado, saiu correndo e nunca mais apareceu na casa do pai e da comunidade isto foi recente. Fomos até Delegacia e relatamos o ocorrido para o Delegado que já mandou os policiais atrás na casa dele, já não estava mais lá, fugiu não se sabe para onde.
- E agora Mustafá que vou fazer?
-Bom, vou levar até sua casa, vamos?
Ao chegar lá, a casa estava cercada pelo PE (Policia do Exercito) e seu irmão estava algemado, Ana correu para ir ao encontro dele, os policiais não deixaram, colocaram ele no camburão e saíram.
- Mustafá e agora que vou fazer?
- Ana deixa comigo vou falar com meu pai, ele verá o que esta acontecendo. Vamos!
O Diplomata Hassan com estreita ligação com a embaixada brasileira, chamou o Embaixador responsável por tratar de assunto da ligação entre Brasil e Iraque, este prometeu estudar o caso.
Passaram duas semanas, Ana foi até a casa de Mustafá para receber a notícia sobre o irmão.
- Ana, ele alegaram que seu irmão estava ligado com células terrorista, mas constataram que ele apenas deu abrigo ao campeão de boxe Osvaldo Orlando da Costa, o "Osvaldão" que era procurado devido a ações terroristas na Guerrilha do Araguaia que foi um movimento guerrilheiro existente na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970. Criada pelo Partido Comunista do Brasil(PCdoB), tinha por objetivo fomentar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo, baseada nas experiências vitoriosas da Revolução Cubana e da Revolução Chinesa a pedido de um Cantor que foi exilado na Inglaterra , um tal de Caet.., Ah... sei lá.
- Pedi meu pai que fizesse pressão diplomática e conseguiu porque o Brasil estava vendendo muitos armamentos para o Iraque do presidente Saddam Hussein, que ajudava em muito a entrada de riqueza no Brasil, uma das empresas mais ajudada foi a Engesa com seu O URUTU é um blindado de transporte e tropas, não queriam perder a boquinha, seu irmão já está na embaixada do Iraque, você quer ir vê-lo?
chegou lá o irmão:
- Ana, não se preocupe fala para mãe que estou indo para Angola, foi esta condição que me libertaram, até é bom, eu vou aprender as músicas de lá, você sabe que gosto de novidades.
Deu risada e esfregando a mão, com ele era assim, onde tinha novidade musical, estava dentro, mas nunca quis saber de engajamento político contestador, recusou até tocar com Raul Seixas, mesmo achando que este seria um sucesso, não gostava muito de drogas, ficava na sua com ele o som deveria ser uma inovação das massas oprimidas e libertação do corpo, encarava a musica com arte mesmo.
- Fique tranquila, vou estar bem, avisa mamãe que tenho que sair daqui há duas horas o avião da embaixada Iraquiana vai me levar, e, Mustafá obrigado, minha irmã já tinha comentado de você.
Falou no ouvido dele:
- Ela te achou um gato, cuide dela para mim e riu.
Ele sem graça olhou para Ana e realmente sentia atração por ela, não é que os dois se casaram, falou Maria.
- Os dois estudavam na Universidade do Rio de Janeiro na mesma classe de Ciências Políticas e quando A Guerra do Iraque também referida como Ocupação do Iraque ou Segunda Guerra do Golfo, ou Terceira Guerra do Golfo ou ainda como Operação Liberdade do Iraque (em inglês:Operation Iraqi Freedom), foi um conflito que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinaciona lliderada pelos Estados Unidos. Formalmente, foi encerrado a 15 de dezembro de 2011.
O principal motivo para a guerra oferecido pelo ex-presidente norte-americano George W. Bush, pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, e os seus apoiantes foi de que o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição maciça. Estas armas, argumentava-se, ameaçavam a segurança mundial.17 No discurso do estado da União de 2003, Bush defendeu que os Estados Unidos não poderiam esperar até que a ameaça do líder iraquiano Saddam Hussein se tornasse iminente. Para justificar a guerra, alguns responsáveis norte-americanos referiram também que havia indicações de que existia uma ligação entre Saddam Hussein e a Al-Qaeda. Apesar disso não foram encontradas provas de nenhuma ligação substâncial à Al-Qaeda, ou armas de destruição em massa.
-Tudo mentira, disse Orlando, na verdade Saddam desrespeitou o tratado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP ou, pelo seu nome em inglês, OPEC) é uma organização internacional criada em 1960 na Conferência de Bagdá que visa coordenar de maneira centralizada a política petrolífera dos países membros, de modo a restringir a oferta de petróleo no mercado internacional, impulsionando os preços, o que até então era evitado em parte devido à ação das sete irmãs. E que tinha o padrão dólar como moeda única para todos.
A OPEP é o exemplo mais conhecido de cartel, conforme descrito por José Rodrigues dos Santos em O Sétimo Selo: seu objetivo é unificar a política petrolífera dos países membros, centralizando a administração da atividade, o que inclui um controle de preços e do volume de produção, estabelecendo pressões no mercado.
Assim Saddam começou a aceitar todas as moedas para ter melhores negócios e isto não agradou aos
EUA porque o dólar ficou sendo ameaçado como padrão da OPEP e os países membros nem questionaram a verdadeira razão e apoiaram os EUA, Saddam era uma ameaça para eles.
Essas ações de Saddam afetaram negativamente os membros da OPEP. Uma redução no consumo internacional de petróleo fez cair a renda dos países produtores, levando-os a revisar suas políticas e tornar o petróleo mais competitivo no mercado internacional e Saddam viu que teria mais vantagens se retirasse o dólar como valor padrão ou lastro como alguns economistas falam.
Isso levou a uma queda no preço do barril em 1986 e nas surdina os membros da OPEP e aproveitando o ataque de 11 de Setembro, nas Torres gêmeas, alegou que Saddam era o mentor e dava apoio aosataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, dezenove terroristas da al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros.
Pura mentira, era só um pretexto , como sempre os EUA com seus interesses Xerifais do mundo, nem respeita a ONU, aliás esta só diz amém para os EUA.
Veja agora, com a Síria, diz que vai atacar por causa de armas químicas, na verdade a Síria passam a maioria dos oleodutos para Europa e é uma das que tem no incio o Rio Eufrates que controla a água potável que se a mesma quiser arrasar os países dependentes deste rio é só jogar produtos bioquímicos depois da fronteira que elimina uma boa parte da população é contra Bashar al-Assad que virou as costas para os EUA e para fazer frente a Israel, regime sírio sempre teve um programa de armamento de destruição em massa desde os anos 1970 e recentemente se aproximou do Irã para obter mísseis e armas de destruição em massa para fazer frente ao arsenal de Israel. Na prática, contudo, Damasco nunca teve os recursos nem a tecnologia para competir de verdade com o Estado judeu. Recentemente, o regime de Bashar al-Assad foi acusado por rebeldes que lutam contra seu governo há mais de dois anos de lançar um suposto ataque químico contra civis. Assad nega a acusação .
Guerra Civil Síria (às vezes referida como Revolta Síria ou ainda Revolução Síria ) é um conflito interno em andamento na Síria, que começou como uma série de grandes protestos populares em 26 de janeiro de 2011 e progrediu para uma violenta revolta armada em 15 de março de 2011, influenciados por outros protestos simultâneos no mundo árabe. As manifestações populares por mudanças no governo foram descritas como "sem precedentes". Enquanto a oposição alega estar lutando para destituir o presidente Bashar al-Assad do poder para posteriormente instalar uma nova liderança mais democrática no país, o governo sírio diz estar apenas combatendo "terroristas armados que visam desestabilizar o país". Na verdade os EUA e aliados querem é que o Irã não seja o beneficiado.
Foi iniciada como uma mobilização social e midiática, exigindo maior liberdade de imprensa, direitos humanos e uma nova legislação. A Síria tem estado em estado de emergência desde 1962, que efetivamente, suspende as proteções constitucionais para a maioria dos cidadãos. Hafez al-Assad esteve no poder por trinta anos, e seu filho, Bashar al-Assad, tem mantido o poder com mão firme nos últimos dez anos. As manifestações públicas começaram em frente ao parlamento sírio e a embaixadas estrangeiras em Damasco. e tinha o apoio dos EUA.
Em resposta aos protestos, o governo sírio enviou suas tropas para as cidades revoltosas com o objetivo de encerrar a rebelião. O resultado da repressão e dos enfrentamentos com os protestantes acabou sendo de centenas de mortes, a grande maioria de civis.Muitos militares se recusaram a obedecer às ordens de suprimir as revoltas e manifestações, e alguns sofreram represálias do governo por isso. No fim de 2011, soldados desertores e civis armados da oposição formaram o chamado Exército Livre Sírio para iniciar uma luta convencional contra o Estado. Em 23 de agosto de 2011, a oposição finalmente se uniu em uma única organização representativa formando o chamado Conselho Nacional Sírio. A luta armada então se intensificou, assim como as incursões das tropas do governo em áreas controladas por opositores. Em 15 de julho de 2012, com grandes combates irrompendo por todo o país, a Cruz Vermelha internacional decidiu classificar o conflito como guerra civil (o termo preciso foi "conflito armado não-internacional") abrindo caminho à aplicação do Direito Humanitário Internacional ao abrigo das convenções de Genebra e à investigação de crimes de guerra.
Isto dá um brecha para os EUA, que utiliza bem estes organismos para seus interesses em relação a um ataque, sempre eles acham uma desculpa para manter sua economia estável e em Guerras sustenta o país, foi assim sempre, desde da conquista do faroeste que matou vários índios e se tornou potência por que saiu ileso da Primeira e Segunda Guerra Mundo é uma economia que se garante com as guerras.
-Claro, eles têm que reconstruir o países que supostamente ajudam, mas são eles e suas empresas que fazem a mesma trazendo dividendos e lucos ao país e se baseiam nas informações de ativistas de direitos humanos dentro e fora da Síria, o número de mortos no conflito passa das 100 mil pessoas, sendo mais da metade de civis. Outras 130 mil pessoas teriam sido detidas pelas forças de segurança do governo. Mais de dois milhões de sírios já teriam buscado refúgio no exterior para fugir dos combates, com a maioria destes tomando abrigo no vizinho Líbano.
Segundo a ONU, e outras organizações internacionais,crimes de guerra e contra a humanidade vem sendo perpetrados pelo país por ambos os lados de forma desenfreada. Desde o início da guerra, as forças leais ao governo foram os principais alvos das denúncias, sendo condenadas internacionalmente por incontáveis massacres de civis. Milícias leais ao presidente Assad e integrantes do exército sírio foram acusadas de perpetrarem vários assassinatos e cometerem inúmeros abusos contra a população.Contudo, durante o decorrer das hostilidades, as forças opositoras também passaram a ser acusadas, por organizações de direitos humanos, de crimes de guerra.
- Advinha quem os EUA apoiam? Disse Orlando e de imediato Hans:
- Claro, defendendo seus "interesses" sabe que o presidente Bashar al-Assad que sempre foi seu aliado eles não querem que o Irã controle a área e o medo do controle dos oleodutos e do rio fique nas mãos de Assad. Só falta a Russia dar o sinal verde, sempre é ultima a entrar na fatia do bolo.
- Maria depois da ida do Ilton para Angola que mais aconteceu com Ana?
- Ela se casou com Mustafá e foi morar em Bagdá, mas quando os EUA atacaram , seu pai morreu, ele veio morar aqui no Brasil e mais tarde aparecerá aqui e Ildo também.
- E quanto ao caçula?
- Renan, ele , você sabe nosso bar fica ao lado do Sindicato de Santo André, foi convencido por integrantes do Partido dos Trabalhadores e começou a militância, ficou assim, ó..(esfregando os fois indicadores) com os companheiros, era da cúpula do PT, mas sua mente era um idealista, queria mudar o mundo e que o Brasil se tornasse um país igual a Russia, vivia no mundo da lua, dadinho um inocente útil.
Ele tá lá agora trabalhando é depois que o LULA foi eleito pensou que o Brasil iria mudar, desiludido, nem quer saber de PT e de nenhum partido, vota agora vota em branco no segundo turno segundo ele esta informação é importante, e que deveria ser de conhecimento de todos, é a influência dos votos nulos e brancos nas eleições para Presidente, Governador e Prefeito.
Ele tá lá agora trabalhando é depois que o LULA foi eleito pensou que o Brasil iria mudar, desiludido, nem quer saber de PT e de nenhum partido, vota agora vota em branco no segundo turno segundo ele esta informação é importante, e que deveria ser de conhecimento de todos, é a influência dos votos nulos e brancos nas eleições para Presidente, Governador e Prefeito.
Para aqueles que não sabem, o segundo turno das eleições acontece quando um candidato não obtém metade mais um de todos os votos válidos. Ocorre que os votos em branco e os votos nulos são considerados inválidos; portanto, não são computados para o cálculo da maioria nas eleições dos cargos que citei acima.
Por exemplo, se eu tenho 100 eleitores e todos eles votam em algum candidato, ou seja, não há votos nulos/brancos, o candidato que obter 51 votos (50% + 1) ganhará logo no primeiro turno. Agora, se dos 100 eleitores, 10 votaram nulo ou em branco, temos apenas 90 votos válidos, ou seja, o mesmo candidato precisará de apenas 46 votos para ganhar e não haver segundo turno.
Por isso, quando você for votar, lembre-se que ao votar nulo ou em branco no primeiro turno você aumentará a chance do candidato preferido vencer logo no primeiro turno. Independentemente do candidato para quem votar, propiciar a existência de um segundo turno é de interesse de todos, já que há maior tempo para amadurecimento do processo eleitoral e para os candidatos exporem seus respectivos planos de governo.
- Não quer nem saber de ouvir de socialismo, agora ele esta na teoria do capitalismo ineficiente ou Economia participativa que é um sistema econômico que combate a renovação capitalista bseada no desperdício e de vida útil menor para manter ocapitalismo selvagem que ainda as grandes coporações e os países que se beneficam desta, pois sem isto, não sobrevivem, é necessario que o produto seja descartável para manter o mesmo, os engenheiros tem que fazer umproduto que não dura.
Ela não usa nem métodos do mercado nem métodos centralizados para o alocamento, mas incorpora muitos laços de gabarito positivos e negativos locais a fim responder aos valores humanos os mais positivos. "- na terminologia do ist", [economia participativa] não é comunista nem capitalista.
Como críticas ao capitalismo devem entender-se, em modo geral, todas aquelas críticas contra o capitalismo lançadas desde as mais diferentes perspectivas ao longo da sua história. Os críticos vão desde quem se opõe aos princípios teóricos do capitalismo na sua totalidade até quem ataca algum resultado concreto produzido pelos modos de produção e socialização capitalistas. E não só se diferenciam na amplidão e complexidade da sua crítica, como também nas suas propostas para resolver a situação, quer através da revolução (v.g. osocialismo revolucionário), quer através de reformas concretas ao capitalismo (v.g. a social-democracia), quer mesmo considerando que o capitalismo é geralmente positivo e propondo modificações muito pontuais através da regulação governamental (v.g. a economia social de mercado).
Segundo a crítica contemporânea do capitalismo, a rápida industrialização na Europa desde meados do século XVIII criou condições de trabalho consideradas injustas, que incluíam jornadas de trabalho de quatorze horas, trabalho infantil e favelização. Perante esta situação, alguns economistas otimistas argumentaram que as condições de vida tinham sido mesmo piores no passado e que, baseando-se numa evidência empírica, era possível observar como a revolução industrial tinha melhorado o nível de vida e a esperança de vida. Os economistas pesimistas da época, ao contrário, consideravam que as condições não melhoraram ou que apenas melhoraram paulatinamente depois de 1840.O socialismo utópicoAlguns pensadores proto-socialistas tentaram criar comunidades socialistas livres das injustiças consideradas próprias do capitalismo inicial. Entre estes "socialistas utópicos" estavam Charles Fourier e Robert Owen.O socialismo é dividido em duas partes o socialismo positivo e o socialismo negativo.O socialismo científico
À margem do socialismo utópico também surgiu um socialismo científico que via a revolução industrial como um novo sistema que podia potencialmente produzir suficientes bens de consumo para a população humana inteira, mas era obstaculizado pelo seu método ineficiente de distribuir os bens produzidos. Entre estes socialistas científicos destacaram-se inicialmente Karl Marx e Friedrich Engels, que em 1848 publicaram um panfleto intitulado Manifesto Comunista que incluía uma crítica política e econômica do capitalismo baseada no materialismo histórico. Desde então, o seu manifesto converteu-se num dos livros mais influentes da crítica ao capitalismo.
Contudo, desde a publicação do Manifesto Comunista, um grande número de autores tem adaptado as ideias do socialismo científico às mudanças produzidas nas sociedades capitalistas e, ao mesmo tempo, originado diferentes "resposta científicas" aos problemas considerados inerentes ao capitalismo: anarcossindicalismo,social-democracia, comunismo de conselhos, bolchevismo, sindicalismo, etc. Os próprios governos identificaram alguns desses problemas e, em maior ou menor medida, trataram de corrigi-los através dointervencionismo do Estado, onde se destacaram o keynesianismo e o New Deal. Em alguns países, as revoluções socialistas conseguiram reduzir o capitalismo e substitui-lo por estados socialistas que, porém, só parcialmente conseguiram sobreviver além da década de 1980, quando se produziu a queda da União Soviética e doutros países da sua órbita.
Crítica socialista atual
Na atualidade persistem as críticas ao capitalismo, concretamente contra a sua nova forma de economia global. Os críticos têm demandado um maior intervencionismo estatal contra os efeitos do livre mercado como o aquecimento global, a exploração da cidadania sob um modelo de capitalismo altamente consumista, a destruição das economias produtivas e a sua substituição pela economia especulativa e o imperialismo econômico numa época de globalização. Contudo, também há quem considere que a problemática capitalista se deve tratar dum ponto de vista holístico, entendendo que se trata de problemas sistêmicos que não podem ser facilmente reconduzíveis (v.g. ecologistas sociais ou economistas participativos).
CONTINUA MAIS TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário