PREFÁCIO
O homem sempre buscou a verdade fecunda na busca de uma verdadeira
luz cujo termo do étimo hebraico Zohar (luz) para sua vida e ser uma
pessoa realizada e que suas necessidades tanto espirituais e
materiais e físicas e para ser feliz gastam suas energias, como
seres culturais modificaram em alguns aspectos da natureza
organizando a vida social, no entanto, há indivíduos que se
projetam como “liderança” na condução de grupos. Hoje temos
variabilidade de concepções da formação do espaço Universal,
temos materialistas e gamas do conceber o Divino que pode ser Deus,
Deuses, Nirvana, etc. 
Mas só as pessoas com senso sutil conseguem perceber que todos se
encontram na busca do TODO e percebem com bondade, amor e honestidade
da Fé e Razão com mente aberta ajustam suas visões para sua
eternidade do espírito através da Filosofia (discorrer, argumentar
e discutir com sutileza na firmeza, elevação espiritual: Fé com
razão que leva ao entendimento e sabedoria que leva ao conhecimento
tanto visível e oculto das coisas e de suas causas). Vai além do
que do provérbio: “Quem descobriu quem antes nasceu o ovo ou a
galinha.” É neste sentido que Pascal tenta unir nos pensamentos
popular e de autoridades olhares que estão escondidos na realidade
valorizando Sutiliza da ciência e da fé que mesmo paradoxal leva
uma probabilidade e não uma certeza absoluta da Verdade
pré-estabelecida e foge do alcance tanto do Doutor como do mais
fiel. 
- INTRODUÇÃO
 
Os pré-socráticos e ele mesmo não fugiram do oculto tanto que ia
consulta às Sibilas no Oráculo de Delfos, não negava a razão e
nem fé, assim a ciência foi então feita tanto pela ciência: saber
que se adquire por meio de estudo e da meditação que se divide em
Ciência Infusa ou oculta (que supõe idéias sobre o Divino e buscam
como viver aqui com que através do transcendentalismo e busca no
etéreo, eterno, “Céu”, Nirvana, TODO, todas envolve a Magia,
Culto, Orações, Mantras Meditações, etc.), Ciências Morais
(estudam os sentimentos, os pensamentos e os atos do homem); Ciências
Naturais (tratam dos fenômenos dos que constituem o mundo físico ou
natureza); Ciência Social (fenômenos e atos do ser humano); A
Ciência Certa – Positivista (que vejo tem princípios e leis que
podem ser materializada teorizada, ou seja, têm início, meio e fim)
e Ciência Exata: matemática, só basta provar um axioma, mas ela
não é parada,  contêm o infinito e finito, tudo e o nada ao mesmo
tempo.
Para mim tudo envolve a procura das Ciências são Ocultos e quer dão
Leis, Dogmas, Utopias que a velha Máxima de Aristóteles “Sei que
nada sei”, não cabem no momento atual.
Qualquer que seja a maneira pela qual o homem defina o universo,
por toda a parte emprega-se a religião (deriva do étimo re-ligare
que significa ligar de novo) e com isto se encontram desde que o
homem é homem se mantêm até hoje e se encontra dentro de um
conjunto de coisas, está de tal modo expressado nas crenças de todo
povo, é sua Cosmologia (Ciências cujo objeto é o estudo
que regem o mundo físico na formação do universo) procuram
mistérios a ser encontrado, pode-se virar Dogmas ou objeto da fé e
que é inacessível a razão materialista ou enigma que tanto os que
têm fé ou não buscam esclarecer através dos resultas da Tese e
Antítese. 
A Cosmosofia (estudo místico, ou seja, estudo das ciências
das coisas divinas e espirituais que estão escondidas do homem e
tentam desvendá-las) que através da  prática do ocultismo (
Ciência das coisas ocultas, que não se deixa ver, escondido;
invisível; ignoto; sobrenatural; misterioso; causas das causas que
não podem ser conhecidas em si mesma e somente o são seus efeitos
ou seja no Magismo (Doutrina dos Magos) que muito se deve a Dogmas de
várias Seitas, ou seja, sistema de Doutrinas que se afasta da crença
geral; conjunto das pessoas que seguem outro dogma cujo as opiniões
que se destaca por muito dos dogmas heréticas e se têm vários
teólogos que ao longo dos tempos que a “descodificaram”, mas
usam símbolos e atos na comunhão com o TODO, Deus, Deuses, etc.
Aculturaram as mesmas de forma aberta ao mesmo tempo
sistematizado uma série de instrumentos, através dos quais moldam
as forças do universo com o fim de conseguir a realização dos
anseios humanos. Esses instrumentos, chamados rituais, podem
agrupar-se sob a palavra cerimonialismo. 
Na maior parte, (hoje nem tanto pelo ateísmo) em
várias sociedades a religião faz “coisas” para o povo. A crença
define a maneira dos poderes do universo, seu alcance e intensidade,
e o modo particular que tem de influir na vida humana. O ritual
abrange os métodos por meio dos quais essas forças se podem pôr a
serviço do homem, não só como guardiões benévolos ou malévolos,
mas como poderosos agentes que se podem induzir ou obrigar o fiel
em favor de fins sancionados, em geral, a favor de resultados
específicos que de¹ sua Doutrina Teológica em
detrimento de outras Doutrinas.
Noutras palavras: as Doutrinas que buscam ligar de novo
(re-ligare =religião, lembra?), como todos os outros
aspectos da vida, é um elemento ativo da cultura. Até nas culturas
em que  um grau relativamente alto de especialização nos permite
distinguir entre a religião “oficial” e a “popular”, ou
quando uma teologia sistematizada diverge dos pontos de vista
correntes, a religião não é coisa separada da vida¹. 
Na maior parte das culturas, a validez dessa afirmação seria
óbvia. Há, entretanto, dois aspectos nos quais as culturas
euro-americano são, a esse respeito, distintas. O primeiro está na
estreiteza com que esta definida a palavra “religião”; o
segundo, na maneira de abordar as forças do universo. Tão
profundamente influem em nosso conceito da natureza da religião, e
em nossas atividades para com ela, que devem ser esclarecidas antes
de prosseguirmos.
A estreiteza com que define a religião provém diretamente da
intensa especialização da cultura. Acerca-se, sem preparação
prescrita, das forças do universo com um sentimento não maior de
competência do que fosse chamados num torno, derivar uma fórmula
para fabricação de tecnologias (hoje o mundo devido aos
conceitos metafísicos do materialismo  histórico e ateísmo mudou
em parte este conceito, mas ,contudo, produzidas por ambos, exemplo:
o computador aqui que escrevo têm mãos de todo produto cultural de
todos seja religioso ou não) ou compor um poema sinfônico.
A religião converteu-se, para grande parte das pessoas, em
assunto de adesão ou não de uma visão aceita no mundo. Desse mofo
aproximamos de experiências religiosas com tal passividade como
talvez jamais se conhecesse na história do homem. Deixa-se a
execução nas mãos de peritos que podem decidir para os
fiéis quais fundamentos da doutrina lhe cabe no seu Dogma, nisto o
mundo se divide e cria o ÓDIO entre eles mesmos e é isto que
talvez nunca haja paz e países sem fronteiras, a intolerância torna
a mola mestra desta e a dita globalização só se dá através da
mais valia do capital e do trabalho. 
Ao professar suas fés aos ouvidos, porém, não na nossa mão¹.
(eu somente em contato com o Divino sem a intermediação
destes peritos da fé visível). Parece achar-se, de certo
modo, ausente, a importância direta que a religião professada por
estes peritos, na maior parte das culturas, tem para ação e somente
os dogmas de sua Doutrina são verdadeiros para alcançar o Divino.
Não quer isto dizer que não haja por toda parte homens e
mulheres que tomem em suas próprias mãos, com intensidade
concentrada, os instrumentos através dos quais se possam colocar a
força do universo a nossos serviços, quando os acontecimentos
produzem tensões emotivas e espirituais que fogem aos seus Dogmas
Doutrinários, segundo eles, os peritos, não se podem resolver de
outra maneira. E ao colocar em suas próprias mãos sua
espiritualidade fogem do alcance deles e apelam pela Doutrina e não
acontece como antes¹ (eram os bruxos, os magos, os pagés,
os hereges, feiticeiros até os próprios gnósticos colocados na
tortura ou na forca ou na fogueira).
Nas experiências místicas relativo à vida espiritual
a qualidade do místico é a devoção contemplativa e participação
ativa e passiva de re-ligare, ligar de novo com divino com sua fé
operando a comunicação oculta indireta entre o homem e as
divindades que para alguns são espíritos iluminados.  Não é
rara em nossa sociedade, a Magia (o ato de descobrir o oculto)¹
é só dar uma olhada na História que esta se tornou pejorativa ao
longo tempo pelos peritos da oficialidade espiritual.
- HISTÓRIA DA MAGIA E SUA EXCLUSÃO PELOS PERITOS DAS DOUTRINAS OFICIAIS, SECRETAS E POPULARES MISTICAS.
 
A juventude sempre pensou que o mundo começa com elas, hoje
mais do que nunca, imperfeição de espírito ou falta ou muita
imaginação alienada a peritos da mágica das mídias,  o começo de
sua infância e o primeiro esboço do seu pensamento são – desde
que há jovens e que pensam- o começo da vida e o primeiro esboço
do pensamento. Por cômica compensação, chegados velhos, os mesmos
homens persuadem-se de que nunca há nada de novo debaixo do sol.
Pelo ano 200 a.C., Catão “o Velho” falava na tribuna dizia que
no tempo de sua juventude as coisas corriam bem melhores, que então
se faziam maravilhas e que nada de bom acontecerá².
As descobertas tanto da Ciência oficial e oculta, da história
e da etnografia podem agora ensinar que apesar de contraditórios
podem se quiserem ser igualmente certos. Na verdade, apesar dos
velhos, o mundo começa a cada manhã², o mundo e as pessoas
modificam a natureza que sofre, mas segundo a teoria do Gaia: a Terra
se protege dos ataques, ela elimina o que lhe causa danos e se
remodela de forma auto-sustentável, ou seja, se aumentamos a
temperatura global com nossas poluições suas geleiras tornaram
líquidas, alagando as partes mais baixas, ela é auto-suficiente,
não precisa da gente.
Não é menos certo, porém, que o passado também conheceu
todos nossos começos e que freqüentemente os levou mais longe que
nós² pelo excesso do materialismo e utilitarismo do
positivismo (ORDEM E PROGRESSO). Freqüentemente
os magos percorreram, antes de nós, à sua maneira, os caminhos que
a nossa ciência está em vias de redescobrir (vai ser
difícil pois o ódio esta massificado pela alienação das culturas
de massa e pelo acirramento das Doutrinas que cada vez aparecem um
perito e abre uma Seita ou Igreja, seja lá o que for) São
antepassados Ainda existe preconceitos sobre “os magos” certas
Doutrinas
Os atos de Magia está em qualquer fundamentos de qualquer Doutrina
seja ela o ato do magista ou seja arte do encantador,; maravilhoso;
nigromante, não manifestas, causas que não podem  conjunto de artes
que oculta no sobrenatural o   do universo).
Os místicos por natureza tem a crença na comunicação oculta
entre o homem e uma ou mais divindades sobrenatural para buscar os
mistérios e razão de sua vida tanto espiritual como física e as
relações de sua natureza bem como de outras formas que se
encontravam as sua observação, tanto vegetais, animais e minerais e
o próprio fogo e ar. Portanto ele buscava o oculto que não se deixa
ver; encoberto; invisível; ignoto; sobrenatural; misterioso; das
causas que não podem ser conhecidas em si mesmas somente o são por
seus efeitos. O ocultismo, hoje, é que busca através da ciência
das coisas ocultas e tentam na religião cujo termo deriva do étimo
latino re-ligare (ligar de novo) que esta em cima e o que esta em
baixo que através de vários Dogmas e que dão Doutrinas buscam as
verdades nos mistérios. 
Um Mundo está cada vez mais dividido apesar de toda tecnologia e
educação quanto ao bem estar de todos os seres, todavia o que vemos
é degradação do Ser Humano que com seu polegar opositor e seus
dedos e sua “mente” que se acha que é único que tem a linguagem
exclusiva de fazer o que quiser o local que habita: Terra.
O passarinho se comunica com sua espécie, assim acontecem com as
baleias que a longa distância se comunica, só que elas não são os
grandes predadores, nós o somos. Não quero aqui entrar na polemica
se a galinha nasceu primeira ou foi o ovo. Se “Deus ou Deuses” na
Teoria do Criacionismo ou na Teoria da Evolução da Espécie, no
entanto ele acha que tem o poder “RACIONAL” de fazer o que quer
através deste poder.
Os homens pré-socráticos utilizavam os mitos e davam a
organização da sociedade em temos de espiritualização e usavam (e
ainda usam) através dos rituais para explicar a realidade e criaram
os rituais para se protegerem e criaram divindades para lhes
protegerem surgiram várias estratagemas de se conhecer como é
universo funciona, buscam o oculto que está o tudo e o nada, TODO
busca pelas místicas ou religiosas eram mitologias que explicavam os
caminhos que poderiam sanar suas necessidades naturais de vivência.
Os mitos deram certa organização da sociedade.
Cabala cujo deriva de vários étimos  lingüísticos significa
PRINCÍPIOS que é um sistema metafísico e místico que liga de novo
o que está em cima e o que está embaixo, ou seja, na busca da
verdade da luz emanada, os gregos usavam Oráculos através das
Sibilas para conhecer a verdade oculta  em são Mateus: Abrirei minha
boca em imagens. Proferirei coisas que estão estados ocultos desde a
criação (13:35).
A Natureza tende sempre para perfeição o homem quis fazer chumbo e
cobre, ferro e outros metais com seus polegar opositor e seus dedos
se adaptou  e desenvolveu a inteligência para sobreviver da como
graça pelo das coisas ocultas através de símbolos e de contato
direto ou indireto com os iluminados que somente homens com
bondadeatravés da 
Agora a neurose coletiva é a crença no mito do desenvolvimento mais
matéria em que o capitalismo ou mesmo o socialismo ou qualquer
crença materialista e mesmo as religiosas negligenciam as boas
relações entre nós e natureza.
A religião e artes e ciências nos ocupam através da economia e da
economia satisfazem as necessidades básicas há tantas neuroses e
doença física que tentamos fazer com que a infinita abundância do
Universo caiba em nossa mente “RACIONAL”.
A Natureza com suas variabilidades de linguagens e reproduções
assexuadas e sexuadas buscam e buscou o entendimento da formação do
mundo, o sagrado e científico ainda são de formas vagas e obscuras,
mas também pelo fascínio que elas continuam exercendo sobre as
pessoas em geral, centenas de críticos céticos seja eles religiosos
ou não criaram Dogmas sobrenaturais ou fenômenos naturais que
empiricamente podem ser “provados e reprovados através do
experimentalismo dos fatos forma um verdade com axioma que os
sustentam”
Uma nova visão do livro Pensses de Pascal.
Diferença
entre o espírito de geometria e o espírito de finura no que tange a
realidade morais e éticos e religiosos. 
- Princípios geométricos axiomas são palpáveis finitos e infinitos, isto é 1+1=2 que é finito racional e não é expansivo, mas sabem 1+1= 0, 99999... Infinito e irracional. Portanto os axiomas são finitos e infinitos, todavia, buscam o concreto no abstrato são princípios palpáveis no real, o nada e o tudo (finito e infinito) e precisa ser preenchido senão torna zero, mas afastado do uso comum, ou seja, buscam princípios concretos da verdade racional ou irracional que pode levar uma verdade abstrata e uma razão do universo de tudo, mas não do Todo daí seria verdade absoluta.
 
Torna
o axioma é falso ou verdadeiro (paradoxo) porque o infinito e finito
formam o conjunto do universo e por falta de habito, custa ele virar
a cabeça para esse lado: por pouco, porem, se vêem cheios de
princípios, mas ao virarem de lado sua cabeça e se torna um mais
racional e irracional e busca a Verdade do universo onde o todo é
incognoscível não se pode ser concebido pela razão fica no nada ou
no tudo utópico.
A razão
do Universo: é abstrato e real, finito e infinito pode ser falso o
verdadeiro, o saber da verdade infinita os deixa só com uma parte e
sempre os princípios podem ser mudados historicamente por pouco do
saber que o Universo é irracional e racional e expansivo, porém,
ambos ficam no abstrato e contido no Universo que é o Todo e com a
mente fechada no zero das verdades abstratas (infinitos e finitos da
razão) e na sua realidade antropológica e estarão sempre nas caças
das verdades absolutas e como universo é expansivo e uma mente
fechada dá o vazio o nada ou zero (finito) e nesta eterna busca do
Universo que é expansivo seria preciso ter um espírito inteiramente
falso para raciocinar mal sobre princípios “tão Grandes” que é
quase impossível nos escaparem uma verdade histórica do sujeito
finito e no infinito e na sua infelicidade material no qual fica
parado no zero e alienado na sabedoria ficam no nada ou no tudo, ou
seja, no finito em busca do infinito do Todo Universal que é
abstrato, finito e infinito. Assim a razão por si só é nada e tudo
utópico e vazio e no vácuo
- No espírito da finura axiomas não são palpáveis no finito e infinito, isto é Fé=Fé, mas sabem que Fé= Fé islâmica, cristã, judaica, budista, etc. Que são de senso comum aos olhos de todo mundo. Basta virar a cabeça, sem nenhum esforço; trata-se ter boa vista, mas que seja boa, pois os princípios são tão sutis no concreto e abstrato (infinito e finito), pois os princípios são bem sutis e tão grandes numero que são quase impossíveis de nos escaparem alguns. Ora, a omissão de um princípio leva ao erro; assim, preciso a vista bem clara para ver todos os princípios e buscam o abstrato no concreto são de uso comum (infinito e finito) e não precisa ser preenchido senão se torna o tudo; assim e também espírito justo para raciocinar erroneamente sobre princípios conhecidos que são abstratos da verdade racional e irracional e a Fé se torna fragmentada do cristianismo se têm protestantes: calvinista, luterano anglicano, do católico: ortodoxo e romano, do Islã: Xiita e Sunita etc.
 
A razão do Universo: concreto e irreal e fixo e os axiomas da
realidade irracional e racional que dão tudo e o nada na razão dos
dogmas se tem as superstições ou nos mitos, ritos que são
concretos na busca do abstrato e ainda existem vampiros e bruxos e se
desconhece o infinito e finito que se da na Fé e este no conjunto se
dá o universo é infinito e finito da sua maneira, de uso comum aos
olhos do universo da fé. Basta virar a cabeça, sem nenhum esforço;
a fé é finita e infinita do que deve ser jogado na fogueira da
“santa ignorância”, o zero tem que ser preenchido senão ficam
se torna nada e tudo. Que levam  uma utopia com dogmas e doutrinas
diferentes, o zero precisa de aceitação social o irreal e real se
vê  no outro seu espelho do outro igual e formam egrégia ou  grupo
conjunto comum e incomum entre si. Na Fé: o axioma finito ou
infinito, pode um iletrado ver mesmo os que não sabem o zero, mas
saberá que nada e tudo existem no abstrato, nas relações de sua
realidade saberá o valor, e é difícil aceitar tal falto para o
letrado (geômetra), falta de habito ou por orgulho de ser superior,
no entanto eles jamais saberão do tudo e nada, no infinito na busca
do finito do Todo Universal que é concreto. Assim a Fé é por si é
tudo e nada.
Querem explicar quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha, mas não
consegue ver o Todo, pelo Princípio de correspondência de
correspondência do Cabalion: “O que está em cima é como está
embaixo é como está em cima”, existem planos fora dos
nossos conhecimentos, mas quando aplicamos o Princípio de
Correspondência este princípio contém a verdade que existe uma
correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da
Existência e da Vida. A compreensão deste princípio dá ao homem
os meios de explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da
natureza, ¹ então é o Todo é o
abstrato e o concreto é tudo e nada não é vazio. Exemplo; se não
fosse o polegar opositor e outros dedos eu não estaria aqui
escrevendo, seria no tanto no espírito geômetra e finura um animal
irracional, assim a Fé e Razão por si só nada e tudo utópico e
vazio e no vácuo. “Cai aqui o velho axioma de Aristóteles: Sei
que nada Sei” ora Sei de algo tanto na Fé como na Razão, seria
melhor o axioma “sei que não sei e posso saber dos meus erros e
acertos do infinito e finito, mas sei que” O todo é mente;
Universo é mental”
Como ficam os animais irracionais que na nossa razão que acha que
não existe racionalidade, o que nos difere é os instintos e gêneros
e na cadeia alimentar somos os maiores predadores e se não fosse os
polegares e dedos, por este princípio chega-se a compreender muita
coisa que de outro modo nos seria impossível compreender, acha-se
pela maior consciência de um ser, tanto maior é a perfeição,
tanto mais alto na escala do seres do Todo. Ora Ser absoluto
inconsciente é um Ser nulo, irreal; Ser de consciência parcial é
um ser infinito; Ser total é um ser infinito. ²
errado, o Ser humano é apenas um na cadeia do Todo, só difere por
causa de seu instinto de sobrevivência em detrimento de outros
seres, pois, no Universo se dá em vários planos  material,mental e
espiritual que a própria razão e fé desconhecem e todos no finito
desconhece e não vai além dos obstáculos que encobrem à vista o
Desconhecido.
Tanto os espíritos do geômetra e da finura seriam e se tivessem a
vista boa e acham que bem manejado os princípios podem saber do
Todo, são apenas entrevistos; mas pressentidos do que vistos; é
preciso um esforço infinito para torná-los sensíveis a quem não
os sente por si próprios: são coisas de tal maneira delicadas e tão
numerosas que é necessário um sentido delicado e muito preciso para
senti-las, e para julgar retamente e justamente contrário ao
princípio de Correspondência, sempre tentam novos princípios ambos
caem no vazio do Todo e tornam ridículos, procurando começar pelas
definições e em seguida pelos princípios, que não é maneira de
proceder de outros seres e com isto adaptam tacitamente naturalmente
sem arte, pois a expressão de acordo com verdade provisória que se
torna finita e infinita e não consegue tanto no abstrato como no
concreto e não têm paciência da bondade, amor e honestidade em
seus princípios fogem da razão do Todo. Os pássaros voam para
sobrevivência sua inteligência não precisa de princípios ele já
os têm naturalmente, nós humanos que complicamos com a mente onde
esta alma e só alguns na sutileza consegue ver ao Princípio do
Mentalismo.
Todos os espíritos geômetras e da finura seriam sutis se tivessem a
vista boa para estes que tudo e nada pode ser com ou não ser com daí
na Razão e Fé sem ter boa vista pode encontrará o Todo, portanto a
Fé e Razão têm várias desconhecem o nada e tudo na mente do TODO.
Pelo Princípio do Mentalismo “O Todo é mente; o Universo é
mental” este princípio contém a verdade que tudo e nada é
mente. Explica que o TODO (que é a realidade substancial que se
oculta em todas as manifestações e aparências sob o nome de
Universo material e espiritual da mente que vida; os fenômenos da
vida, matéria (água, fogo, terra e ar) que contém energias que são
abstratas e concretas, em uma palavra tudo que têm aparência aos
nossos sentidos materiais e espirituais se dá também nos outros
seres e todos precisam e do ar, fogo, terra e ar, só que somos os
maiores predadores e temos o polegar opositor e dedos no Universo que
abstrato e concreto. Em um Verbo pode ser definido ou indefinito que
da ação para as palavras o tudo e o nada é indefinido e definido e
a palavra COM E MAS liga os dois ex: COM nada sei e COMO tudo sei,
portanto tudo e o nada é  mente abstrata e concreta nada sei que
tudo não sei, mas posso saber. COM Espírito de geometria e COM  da
Finura se completam se tiverem os vistas bem abertas e limpas de
qualquer paro limpos se completam MAS o TODO é mente; o Universo É
mental, Razão e Fé é o ato de ação do verbo e este pode ser
indefinido, definido e oculto.
O cachorro “conversa” com outro cachorro, cada espécie tem sua
linguagem, o homem tem o polegar opositor, embora o macaco tenha
também, mas O homem (XX e XY) tem as articulações da lógica da
suposta Razão e suposta Fé do TODO e por isto se considera
“RACIONAL” do tudo e o nada, que a sua mente ou tem ou não,
contem ou não contem ficam procurando o TODO, mas basta ver o sutil
das coisas, ou  seja, que tem um início meio e fim, e , nem um dos
dois consegue ver a sutileza do início e do fim porque ficam
procurando o fim e o inicio através do meio que pode ser infinito e
finito se cai no “IRRACIONAL” das coisas que estão no vazio ou
no vácuo como queira.
Pelo Princípio de Polaridade “Tudo é duplo: tudo tem pólos, tudo
tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos
são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se
tocam; todas as verdades são meias-verdades, todos os paradoxos
podem ser reconciliados”. O Cabalion.
Por exemplo: o Computador que estou usando senão tivesse as mãos de
ambos eu não estaria escrevendo, ora quem inventou a “maquina que
pensa” a Pascalina ou quem inventou o Windows, Bill Gates que
considerava ateu e Madame Curie que era agnóstica que inventou os
raios catódicos e Mendel com sua teoria da variabilidade da espécie
que o X e Y se dão na mesma proporção na espécie, bem no
Cartesianismo espacial X e Y e Z por este não se veria os opostos
tridimensionais, mas mesmo assim não veria tudo e o nada pela quarta
dimensão seria suposta verdade o todo que se vê. Einstein na sua
Teoria da Relatividade prova que tudo existe e não existe pela
quinta dimensão e o Universo esta em ampliação e desampliação,
assim sendo ele é INCOGNOSCÍVEL E INDEFINIDO E INDOGMÁTICO. 
Os astrônomos hoje com seus telescópicos podem ver a formação de
um universo se formando numa super nova, ou seja, Big Bang ou
universo indo em direção ao Buraco negro, nestas seria a sexta
dimensão o infinito e finito que nunca veremos que contém o TODO da
verdade absoluta.
Os teólogos com suas Fés buscam a verdade através seus Dogmas e
Utopias, querem explicar o TODO, através do meio, o Protestantes são
um só, os Católicos são um só, os Judeus são um só, os
Islâmicos são um só e tem um só Deus, portanto finito, mas
olhando com os olhos da Sutileza, não o são. Não haveria tanta
formação de igrejas e guerras entre eles para serem donos da
Verdade Absoluta do TODO.
Portanto o Princípio de Polaridade não conseguira ver o meio, isto
é a o Principio de Pascal da Sutileza dos Meios para se chegar a uma
probabilidade da verdade, então não se chega a uma verdade
“ABSOLUTA”, ou seja, o TODO. Porque tanto a Fé ou a Razão se
desconhece o início e fim, portanto buscam supostas verdades que são
invariáveis e variáveis, para baixo ou para cima, portanto infinito
e finito longe da nossa Mente Racional e Irracional. 
Este princípio encera a verdade: tudo é Duplo; tudo tem dois
pólos; tudo tem o seu oposto, que forma o velho axioma hermético.
Ele explica velhos paradoxos, que deixam muitos homens perplexos e
que foram estabelecidos pela Tese e Antítese, ou seja, início e fim
e se complementam por certos Meios que lhe fogem de uma verdade
absoluta, mas se complementam nos pólos de axiomas que pode virar
Dogmas e Utopias da Verdade do TODO. Eles são a mesma coisa,
diferindo somente em grau; os pares de opostos podem ser
reconciliados; os extremos se tocam; tudo existe e não existe ao
mesmo tempo; todas as verdades são meias verdades; todo verdade é
meio falsa; há dois lados em tudo, etc. etc.
O Princípio de Polaridade explica esses paradoxos, os meios podem
ser vários para a verdade e o fim e início não são verdades
absolutas, só há meias verdades ¹. 
Que faz, portanto, que certos espíritos da finura na sejam
geômetras que eles não pode de todo voltar-se para os princípios
da geometria; mas que faz com que alguns geômetras não sejam sutis
é que não vêem o que está à frente deles, e que, estando
acostumados aos princípios nítidos e grosseiros da geometria e só
acham que depois de terem bem visto e bem manejado os seus
princípios, perdem-se nas coisas da finura, onde os princípios não
se deixam manejar de igual modo ³.
Exemplo: na Teoria da evolução de Darwin  surgimos de uma
substancia que envolve terra, água, fogo e ar.
Pelo PRINCÍPIO DE VIBRAÇÃO “Nada está parado; tudo se move,
tudo vibra” por este princípio encerra a verdade que tudo está em
movimento: tudo vibra: nada este parado; fato que cada nova
descoberta da científica tende a confirmar ou romper com as diversas
manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espíritos resultantes
das ordens variáveis de da procura da verdade, há Vibração no
TODO que não é imperceptível, pois tudo está em vibração e em
mudanças Exemplo: é perceptível na Lei de Lavoisier “Nada se
cria tudo se transforma”, ou seja, o TODO não se consegue ter; 
nos aceleradores de partículas colocam o átomo em velocidades X, Y,
X, ele desaparece de um local parece a um outro local, some; já é
concebido pelos astrônomos que no vácuo do universo, tem se matéria
que aparece e desaparece. Querem exemplos e provas materiais e
concretas e abstratas que deve ter um ar de Autoridade e que fugindo
são apenas entrevistos; mas pressentidos do que vistos; é preciso
um esforço infinito para torná-los sensíveis a quem não os sente
por si próprios: são coisas de tal maneira delicadas e tão
numerosas que é necessário um sentido muito delicado e muito
preciso para senti-las, e para julgar retamente e justamente de
conformidade com as leis, se adapta a todos os homens, mas o
sentimento só pertence a poucos homens que podem ser religiosos ou
ateus ou agnósticos na busca do tudo e do nada.
Nos espíritos da finura ao contrário, acostumados a julgar com
um só golpe de vista a questão da Fé, ficam tão espantados que em
conformidades com seus sentimentos que quando lhes apresentam
proposições das nada compreendem e cuja penetração exige
definições e princípios conhecidos de seus dogmas e Doutrina que
diferentes se tornam estéreis, que não estão acostumados a ver
assim pormenorizados por alguém de autoridade se estes não lhe
agradam afastam e se desgostam ³.
Qual é diferença entre o branco e o preto? Qual a diferença entre
o positivo e negativo? Qual a diferença entre Cristão, Budista e
Judeu? Pelo Princípio de Polaridade explica esses paradoxos e nenhum
outro princípio pode excedê-lo. O mesmo princípio opera no plano
mental e espiritual, o exemplo extremo do Amor e Ódio, dois estados
mentais em aparência totalmente diferentes. E, apesar disso, existem
graus de ódio e graus de Amor, e um ponto médio igual e tão
desigual, que se encobrem mutuamente de que se tocam nos extremos do
tudo e do nada e só alguns compreendem o PRINCÍPIO DE
CORRESPONDÊNCIA: “O que está em cima é como o que está
embaixo e o que está embaixo está em cima" 
A Fé tem variáveis que se tornam impossíveis vê-la como uma
única, as superstições, os ritos, os mitos, o inferno, o céu são
coisas obedece ao PRINCÍPIO DE RITMO “Tudo tem fluxo e refluxo;
tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por
oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a
medida do movimento à esquerda; o ritmo é compensação.” É um
movimento de atração e repulsão de dois pólos conforme o
PRINCÍPIO DE POLARIZAÇÃO, existe sempre uma reação e uma ação,
uma subida e uma descida com o ato de sua vontade, isto acontece nas
coisas do universo, nos sóis, nos mundos, nos homens, nos animais,
nos vegetais, ou seja, nas energias e na matéria.¹
Esta lei é manifesta na criação e destruição do mundo através
dos dogmas e utopias, na elevação e na queda das nações e
religiões, na vida de todo as coisas, e finalmente nos estados
mentais do homem que como disse é os maiores predadores do mundo
visível materialmente, pelo PRINCÍPIO DE CAUSA E EFEITO “Toda
Causa tem o seu efeito, todo efeito tem a sua causa; tudo acontece de
com a Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém
nada escapa à Lei” ¹.
O Tudo e o nada são a causa e efeito, nada e tudo
acontece com a Lei “ o TODO é mente; o Universo é
mental” que no mundo fenomenal ou universo é
simplesmente uma Criação Mental do TODO, sujeitas às Leis criadas,
e que o Universo, como Tudo e o nada, são partes ou unidades de uma
verdade aparente e tem existência no TODO, em cuja a Mente em que
vivemos, nos movemos e temos a nossa existência se dá tanto em cima
como embaixo.
Pelo PRINCÍPIO DE GÊNERO “ O Gênero está em tudo;
tudo e nada têm seu princípio feminino e masculino sempre estão e
ação; o gênero se manifesta em todos os planos”, o
Gênero se manifesta em tudo e nada, está na plano físico, mental e
espiritual, no físico: sexual e se completam na mente e no
espiritual; operam sempre na direção de geração, regeneração e
criação de Dogmas e Utopias,mas não se conhece o TODO.
Este Princípio não tem relação com as tórias e práticas
luxuriosas, perniciosas e degradantes de alguns sujeitos históricos,
que vangloriam de saber tudo e nada ao mesmo tempo e se acham dono da
Verdade Absoluta, com títulos empolgantes com religiões fantásticas
e que nada mais são do que aproveitamento da beleza da vida mesmo
com suas tribulações a constituição do grande Princípio natural
de Gênero, tais teorias caem no vazio e no vácuo e tende a
desvirtuar a mente, o corpo e a alma e como disse somos os maiores
predadores de nós mesmo e do universo que nos circulam aqui embaixo,
buscando lá em cima no abstrato e concreto no verbo que não chega
ao TODO, são meias verdade que se descortinaram com outras meias
verdade. ¹
Os princípios tanto geômetras e da finura o que faz a sutilidade
todos querem ter o espírito reto, mas um grande numero não
compreendem  os  PRINCÍPIOS DA TRANSMUTAÇÃO MENTAL “ A
Mente do TODO,( aqui compreendido todos elementos químicos,
orgânicos e vegetais e animais tem o princípio de Causa e Efeito)
pode ser transmutada de estado, de grau em grau, de condição em
condição, de pólo em pólo, de vibração em vibração e na busca
do TODO, encontram meias verdades que poderá ser mudada tanto em
cima como embaixo, isto é difícil tanto para o Espírito do
Geômetra como do Espírito da Finura, querem conhecer o TODO a sua
maneira e não com mente aberta , a Verdadeira transmutação do TODO
é uma Arte Mental e poucos conseguem, só vêem as partes”
Portanto só certos Espíritos Sutis e de mente aberta e reta
com amor, bondade e honestidade, se ficar só no Espírito de
geômetra e finura não encontram que um pode ajudar o outro senão
fica estreitos, um é força e retidão do espírito o outro é a
amplitude, um pode encontrar-se com outro sem perceber no tudo e no
nada, mas ficaram longe do TODO.  
Os rios são caminhos em marcha e que levam aonde queremos ir, os
que estão acostumados a julgar pelo sentimento nada compreendem das
coisas do raciocínio, pois querem logo chegar a perceber com um
golpe de vista e não têm o hábito de procurar os princípios pura
especulação e imaginação, outros, pelo contrário estão
habituados a raciocinar por princípios, nada compreendem das coisas
dos sentimentos, procurando nelas princípios e não podendo vê-las
de um só golpe, ou seja, ambos têm mentes fechadas para o TODO. Um
zomba do outro e não compreende a Filosofia do TODO que é histórico
e sagrado.
A Natureza pôs todas as suas verdades cada uma em si mesma; nossa
arte encerra-as umas nas outras, mas isso não é natural: cada qual
ocupa seu lugar material, mental e espiritual que através da alma
compreende o TODO em partes e somente o TODO sabe tudo e nada. O
PODER DO TODO DO ETÉRIO É INCOGNOSCÍ E INDOGMÁTICO, e o Universo
é o Caos que só O TODO PODE REVELAR AOS POUCOS.
Pela posse do Conhecimento, Sabedoria, Entendimento, Justiça
Misericórdia, Esplendor,  dá na fundação da coroa e do reino da
Beleza do TODO” o que acontece aqui embaixo está lá em cima com
nossos antepassados, mas diversamente arranjadas, formam as palavras
um sentido diverso; e os sentidos diversamente arranjados, produzem
efeitos diversos que a Razão e a Fé que elas próprias desconhecem
e queremos a Simetria do tudo e do nada de um ponto de vista, baseada
no fato de não haver razão e fé de não proceder de outro modo; e
baseada na figura do homem predador; daí vemos apenas em largura e
não em profundidade e altura, que esta embaixo e que esta em cima.
Em relação a natureza fraca ou forte nós no pensamos no finito
e infinito e nos ocultamos nas verdades utópicas de que vamos para o
Céu, Nirvana ou ficaremos aqui mesmo na Terra no qual só alguns
escolhidos serão premiados com a Graça do TODO, basta para isto
termos o livre-arbítrio que fuja do mal.
Olhamos para nós predadores, com olhos bem abertos NÃO POLUÍMOS
 A TERRA E TEMOS A TOLERÂNCIA e TODOS SOMOS IRMÃOS.
Ódio permeia por todo o planeta, embora queiram ser iguais somos
desiguais em alma, a própria palavra ISRAEL é têm o Princípio da
Polaridade, ISRAEL significa aquele que luta com Deus, é ambígua:
eu luto com Deus literalmente (brigo), eu luto com Deus por algo, é
nada e tudo, julgamos nas coisas que nos agrada. Apreciamos tudo o
que se forma de acordo com esse modelo: casa, canção, discurso,
verso ou prosa, Mulher, Homem, pássaros, rios, árvores, quartos,
roupas, etc. Tudo e Nada não se fazem de conformidade com esse
modelo utópico e dogmático que temos da aparente realidade da Razão
e da Fé que nós próprios desconhecemos.
O homem é cheio de necessidades, só gosta dos que podem atender
suas utopias e dogmas. E como não se pode ser universal e saber de
tudo acha que não sabe nada e se acha que não sabe nada apela para
o TODO a sua maneira, está a procura do tudo e nada. Pois é muito
mais belo saber alguma coisa da universalidade do TODO. SE PUDÉSSEMOS
TER AS DUAS COISAS FÉ E RAZÃO PERFEITA SERIA ÓTIMO, mas o dogmas e
doutrinas e utopias, então  A Razão e Fé tem coisas que elas
mesmas desconhecem e está ocultos só o TODO e aqueles de Espíritos
com almas Sutis.
A miséria do homem sem o TODO e sem felicidade do TODO, em se
tratando do Universo a natureza que está corrompida e não uma
reparação quando há vaidade e egoísmos dos dogmas e utopias que
se dão no vazio. Tudo e nada se passa pelo homem em meias verdades,
com suas razões acham que tudo sabe ou pela ignorância acham que
pela fé sabem tudo ou pelo racionalismo ateísta da filosofia
contemporânea da fenomologia, existencialismo, kantismo
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